19/11/2016

O que faço com isso ?


6º. e 7º.  dia  -    O que faço com isso ?


Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim;
e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
Mateus 10:37,38


 Neste sábado e domingo você está convidado para examinar a si mesmo, refletir e responder a si mesmo, responder a Deus.

Algumas respostas são possíveis:
-   Obrigado, Senhor, minha fidelidade está em curso. Louvado seja o teu nome!   (fidelidade)

-  Amado Senhor, reconheço que preciso e devo mudar. Tenho investido apenas ou a maior parte do tempo em mim mesmo.  Ajuda-me, Senhor!  (negligência)

-   Senhor, não fazia a mínima ideia.  Peço por socorro, tenha misericórdia de mim!  (desconhecimento)

Então, posicionamo-nos em um dos três: fidelidade, negligência ou desconhecimento.

A notícia boa é:

Para fidelidade:   sua meta é melhorar mais e mais seu  compromisso com o Senhor e sua obra;

Para negligência:  sua meta é colocar Deus e sua obra em primeiro lugar, arrependendo-se do desvio;

Para desconhecimento:  sua meta é empreender a fascinante jornada de aprendizado. Mergulhando na Palavra, pedindo orientação aos pastores e receber a direção do Espírito Santo, obtendo as riquezas da companhia e fidelidade que jorram de Deus.

Sugiro que passe o fim de semana considerando as opções acima. Sugiro que agarre esta oportunidade de melhorar mais e mais ou corrigir o rumo da vida diante de Deus.


Inspire-se no cartaz abaixo.


18/11/2016

5o. dia - Ego Transformado

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum


5º. dia  -  Ego Transformado




As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Lamentações de Jeremias 3, 22-23


Anos e anos atrás, eu pensava que era um homem bom. Esta enganosa “certeza” tinha como fonte o meu ego.  Olhava para mim, contabilizava erros e acertos, segundo minhas regras, e ficava satisfeito. Ao mesmo tempo, carimbava como juízo de Deus: Ele é um homem bom. 

Isso mesmo o que você leu: na verdade, eu determinava o próprio julgamento de Deus.  No meu coração enganoso, colocava na mente de Deus a consideração de que eu era bom.  Tudo isso girava a partir da minha perspectiva egoísta, quando me colocava no centro e no comando das decisões e dos valores.

Os anos foram passando e fui agraciado pelo Espírito Santo de Deus, não sem queda e dor, impelindo-me para estradas vicinais da vida, onde os caminhos são tortuosos, esburacados, instáveis e inseguros. Nada de tão terrível, mas o suficiente para parar um pouquinho na beira da estrada da alma, sentar-me e dar chance ao Espírito, porque, companheiro de sempre, reclamava de solidão em relação a mim.

A primeira lembrança, sacada do baú empoeirado da alma, foi a vida de Davi, o grande rei, homem considerado segundo o coração de Deus.  Ali, nos tesouros dos salmos, escritos com lágrimas e sangue, pude ver o quanto Deus ama seus filhos, seus queridos filhos.  Ele fazia questão de cavar fundo para conhecer as intenções do coração.

Dito e feito, abandonei a superfície da vida e mergulhei no campo minado e incerto das ilusões do coração. Precisava me conhecer de verdade, retirar a capa protetora, aquela que escondia meu verdadeiro ser. 

Não, não foi fácil (e ainda continua) descobrir que no fundo, eu não era esse homem bom, disfarçado, construído, teatralizado, sempre procurando um enredo de vida que fosse conveniente às próprias vaidades.  O mais terrível e assustador (no entanto, o mais libertador), de fato, foi achar-me em autoengano.  Eu enganava a mim mesmo descaradamente.

Não, sinceramente, não tinha delitos maiores, apenas fui descobrindo que meu índice de compaixão e misericórdia pelos outros era baixíssimo; que meu amor pelo próximo beirava, escandalosamente, a teoria; que meu perdão era superficial; e, o mais grave de tudo, não dependia de Deus, embora portador de vocabulário e argumentos religiosos.

Deus é bom e fiel.  Esborrachado no chão da realidade, lembrei-me de pedir por socorro. Nos gritos e choros da minha alma, o Espírito de Deus foi conduzindo-me, suave e docemente, para os braços do Pai.  Pude dizer: “Pai, pequei contra o Senhor, contra mim mesmo e contra os que me rodeiam, tenha misericórdia de mim.” 

Não existe preço para os encontros com Deus. Eles são pessoais, únicos, singulares, inalienáveis, intransferíveis.  Veio à minha mente que as misericórdias, os amores e a graça dele são inesgotáveis, renovam-se a cada manhã. 

De lá para cá, sinceramente, continuo na árdua, difícil e muitas vezes derrotada luta contra mim mesmo, contra esta natureza corruptível e enganosa (sempre). Mas é o preço que pago pela condição humana. Mas uma coisa permanece: a cada manhã eu conto com as misericórdias renovadas. Porque se há um aspecto na vida humana que devemos vigiar e renovar a cada dia, sim, este é o ego, este incansável carrasco que dia após dia insiste em nos levar a pensar que somos ...  super-homens ou super-mulheres.  E ego sem estar cativo por Jesus, sem estar dominado pelo evangelho, dirige-nos para as maiores armadilhas, ainda que estejamos sorrindo e batendo o pé, enaltecendo-nos como bons, muito bons.

Aproveite, e aproveite bem, esses dias de oração e jejum. Permaneça firme e ligado, plugado, atado ao propósito de derramar-se na presença de Deus.  Examine-se a cada dia, separe um tempinho para isso. Não fuja, não desdenhe. A experiência da presença, graça e misericórdia de Deus não tem preço.  Geralmente, ela vem devagar, aos poucos, preenchendo-nos, gota por gota.

Tenha um dia abençoado, na certeza de que as misericórdias de Deus sobre você renovam-se a cada manhã.  Tome posse disso!

Nota:  Eu o convido para o próximo domingo na IPJO, às 11 horas ou 18h30min, quando minha mensagem será exatamente sobre esse tema: Ego Transformado.




17/11/2016

4o. dia de Oração e Jejum - Observação e Avaliação




4º. dia  -   Observação e avaliação

  Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.
Salmo 37, 5


Neste 4º. dia, convidamos você ao exercício da observação e avaliação.

 O intuito é simples e poderoso.  Observe, desde o seu despertar matinal, se você anda com o Senhor. 

 Coloque um aviso onde você achar melhor: espelho de sua casa, capa da agenda, alerta no smartphone, na palma da mão etc. 

 Andar com o Senhor é, entre outras coisas, invocar a presença dele, contar com a presença dele, procurar fazer a vontade dele.

Exemplos:
-  Ao levantar da cama, entregue o dia para a honra e glória dele.
-  Coloque no seu coração, em oração, a vontade (determinação) de ser fiel a Deus, jamais aos impulsos emocionais do seu coração.
-  Ao chegar ao trabalho, ore por cada um dos colegas, e peça para que o Senhor o ajude nas tarefas.
-  Decida amar e servir ao seu cônjuge e filhos.
-  Peça a Deus e esforce-se por um dia de mansidão.
-  Olhe ao redor, ao longo do dia, como se fosse com os olhos do Senhor.
-  etc e etc.

Sim, trilhe o dia na presença de Deus. Ore várias vezes ao dia neste sentido (não apenas três vezes).  Fortifique-se no Senhor.

Ao final do dia, avalie, comparando  com os dias anteriores.  Avalie se houve progresso.  Caso positivo, glorifique a Deus e continue progredindo, dia após dia.  Caso negativo, não desista!, continue tentando, tentando, até chegar lá.

Decore o versículo acima. 
Tenha um dia na presença de Deus.

16/11/2016

3o. dia - Tesouro

21 dias de Oração e Jejum




Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
Salmo 42, 1-2

 A oração do 3o. dia está centrada em Deus. Neste dia, comece a desenvolver o hábito de dirigir-se a Deus, reconhecendo quem ele é e enaltecendo seus atributos.  Chamamos isso de oração de adoração.  Este tipo de oração, que é o fundamento e início para os demais tipos de  oração, foi-nos ensinado por Jesus.  A frase que abre a instrução de Jesus aos discípulos sobre a oração é: “Pai nosso, que estais nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mt 6, 9).  Podemos aprender:  
1) Deus é Pai; 
2) Nosso Pai; 
3) Pai Celestial; 
4) Ele é Santo.  

Então, logo na abertura do ensinamento de Jesus, os discípulos aprenderam a honrar e apresentar as qualidades, atributos, natureza de Deus.

Normalmente, o padrão das orações é agradecimento, pedidos e um pouco de perdão de pecados.  

 Hoje, inclua no seu aprendizado a oração de adoração.  Não peça nada, não agradeça nada, não peça perdão pelos pecados.  Apenas adore, honre, glorifique, confira e recorde as belezas de quem ele é.  O seu coração começará e encher-se de alegria e satisfação. Com o tempo, você constatará o quanto isso é prazeroso: enaltecer Deus exatamente como e quem ele é.  Isso enche seu coração.  Um verdadeiro tesouro.

Você pode e deve incluir outros atributos na oração: Fiel, Bondoso, Altíssimo, Eterno, Misericordioso, Salvador, Amoroso, Onisciente, Onipotente, Onipresente, Imutável, Justo, Soberano, Paciente ...

Não conhecemos a Deus apenas pela razão, embora seja o começo. Devemos conhecê-lo e amá-lo. Conhecê-lo e sentir falta dele, quando for o caso.  Por isso, todo o nosso ser deve dirigir-se a Deus. Esta foi a lição de Jesus, preciosíssima, quando respondeu qual era o maior dos mandamentos: “... amar a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22,37).  Saiba, cada um de nós, nessa vida humana, tem um vazio espiritual/existencial. Este vazio só pode ser preenchido por Deus. E pronto!

Para finalizar, leia o salmo acima várias vezes. Leia-o devagar. Traga-o para seu entendimento e coração.  Pratique a oração de adoração até você sentir-se como o salmista.  Não importa o tempo que dure, mas quando chegar lá, garanto, Deus estará presente de forma maravilhosa em sua vida.

Tenha um dia recheado de bênçãos.

15/11/2016

2o. dia - Quebrantamento


21 dias de Oração e Jejum



Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
Jeremias 18:6


Ontem, no primeiro dia, você consagrou a Jornada de 21 dias ao Senhor Deus.  Apresentou-se como uma oferta sincera de amor a ele, nosso Pai Celestial.  E, também, firmou no coração a vontade de ouvir a voz de Deus, isto é, começar a ler a Bíblia regularmente, ainda que aos poucos, progressivamente. Por outras palavras, ouvir a voz de Deus.

Hoje, o objetivo a alcançar é colocar-se em plena consciência de quem você é diante do Senhor.  Ele é Santo, Perfeito, Bondoso etc.  Nós, infelizmente, somos pecadores, imperfeitos e miseráveis. 

Sei que é difícil reconhecer quem somos.  Por isso, devemos confiar no que Deus diz sobre nós.  O profeta Jeremias diz com propriedade: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17, 9).  Por isso, ainda o mesmo profeta registra, e é exatamente o nosso alvo: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está” (Jr 17, 7).

Então, nossa tarefa é ser sincero e, com toda humildade, pedir auxílio a Deus.  A humildade da confissão de falhas, erros, pecados etc, é ato de sabedoria. Se sou quem sou, e se Deus diz que me ajuda, que me refaz, que esse é o prazer dele, então, eu me coloco em reconhecimento total e espero pelo que ele vai fazer em minha vida.

O salmista revela-nos de que o Senhor se agrada: “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; o Senhor não despreza o coração quebrantado e contrito.”  Sl 51, 17

Dica:  Examine sua vida.  Entregue tudo, tudo ao Senhor.  Peça para que ele o perdoe e refaça-o integralmente, exatamente na medida da vontade dele.  E o Espírito Santo preencherá o seu coração.
Faça disso um hábito cotidiano. 

O Senhor conceda hoje a você um dia especial.


14/11/2016

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum


​ 

1o. Dia:  Consagração

“Fala, porque o teu servo ouve”.  1 Sm 3, 10


Uma das passagens mais fascinantes da Bíblia é a orientação que Samuel recebeu: "Se ouvir uma voz te chamando, responda: Eu estou aqui. Fala, porque o teu servo ouve."

Hoje, não recebemos a voz direta de Deus, porque o tempo da revelação foi cumprido. Temos os dois testamentos, antigo e novo.  Ali, temos tudo o que Deus quis que soubéssemos.  Na Bíblia, Deus fala conosco.

Por isso, nosso dever é buscar ouvir, saber, receber o que Deus deseja falar aos nossos corações e mentes.  Não há outro meio, temos de mergulhar na Palavra de Deus, ainda que aos poucos, mas sempre persistente e continuamente. 

Nos próximos 21 dias, sinceramente, esperamos que você tenha uma experiência maravilhosa com Deus: de intimidade, relacionamento, amor, alegria, sinceridade, amizade, quebrantamento, perdão, atendimento dos pedidos.

Vamos começar ?  

1.     Hoje, dedique o dia para consagrar/entregar os 21 dias no altar de Deus.  Diga, em oração: receba, meu Deus, meu jejum e oração como uma oferta de amor e adoração ao Senhor, Deus Trino;
2.     Faça isso, hoje, pelo menos três vezes. Nosso modelo é o profeta Daniel, que dedicava três orações ao dia a Deus;
3.     Esforce-se, planeje, faça de tudo para cumprir cabalmente o propósito dos 21 dias. Lembre-se, a disciplina é o principal caminho para qualquer vitória;
4.     Jejum quer dizer abster-se de algum alimento e bebida. Este sacrifício é uma oferta a Deus. Com o jejum, colocamos o Senhor em primeiro lugar;
5.     O Senhor agrada-se dos sacrifícios pessoais, interiores, sempre para ele. Trata-se de um tempo em que ele nos visita (Salmo 51, 17).

Deus o abençoe ricamente neste primeiro dia.  Obtenha vitória neste dia!


Se tiver dúvida, ou quiser compartilhar o que seja, um testemunho, por exemplo, entre em contato comigo:
-       mmenguelli@gmail.com
-       98536 9830