30/07/2009

Cá estou com o português nos braços


Tenho um costume antigo, cultivado desde os 19 anos, iniciado por um colega de trabalho, que é frequentar sebos de livros. Aqui em Curitiba, visitei alguns sebos. Garimpei, que, aliás, é o grande "barato" dos sebos, e descobri as obras completas de Ferreira de Castro, grande escritor português, autor do monumental A Selva.

Sempre fico sensibilizado, e é de grande valia, relembrar a biografia de Ferreira de Castro. Ainda jovem, experimentou as condições mais precárias de existência. Passou fome, submeteu-se a trabalhos braçais e de exposição degradante, mas nunca desistiu de escrever. Tinha tudo para ser um zé-ninguém, um pobre e coitado, um perdedor, mas foi vitorioso. Este sujeito tinha uma ambição, um sonho e nada o impediu de escrever.

E você, que jamais chegou perto da condição de Ferreira de Castro, ainda quer desistir ?

Notas de julho 5 - Conspiração da Bondade

Pequenos gestos, atitudes e iniciativas podem causar o bem, impressionar e beneficiar pessoas. Isso é totalmente bíblico, está na linha da vontade de Cristo.

Você precisa acreditar que Deus coloca diante de você, todos os dias, oportunidades para que a bondade dele seja revelada por meio de suas atitudes. Você é o veículo por excelência para que Deus chegue às pessoas.

Eu estava no posto de gasolina. Fui abordado por um jovem senhor, que com sua família mineira, desejava encontrar uma saída do centro de Curitiba para São Paulo. Abordou-me porque viu a placa de SP de meu carro. Ninguém, nem taxista, tivera a paciência para explicar a rota de saída da cidade.
Sorri e disse-lhe que já passara por tal situação. Fiz de tudo para que ele entendesse a rota. Fui simpático, didático, repetitivo. Ele ficou alegre, comentou que nunca obtivera uma explicação tão detalhada, que não esperava tal paciência de minha parte.

A rápida conversa desviou para outro assunto, quando tive a oportunidade de dizer-lhe que sou pastor, desejando a todos uma viagem familiar abençoada e tranquila.

Ele saiu feliz, sorridente, provavelmente com uma boa impressão de um pastor.
Pronto, a porta está aberta. Quem sabe o Senhor colocou aquele homem no meu caminho, para que eu pavimentasse a estrada que vai conduzi-lo, mais adiante, pelas veredas da fé ? Não pode ser ?

O fato mais importante disso tudo, para qualquer cristão, é que Deus espera de nós a bondade, a chave que abre portas para lugares mais importantes.

29/07/2009

Notas de julho - 4

Visitei duas grandes igrejas presbiterianas em Londrina. Algumas observações:
1. A juventude (ou gente com menos de 50 anos) compõe pelo menos 70% da membresia;
2. A oração é a base de tudo o que se faz. Ora-se forte naquelas igrejas;
3. Elegeram os Grupos Pequenos (chamam de células) como a força da igreja;
4. Os louvores são moderados;
5. Têm forte atuação na cidade;
6. O voluntariado é grande, apaixonado;
7. Romperam barreiras para continuar cumprindo a missão. São totalmente evangelizadoras;
8. Usam todos os recursos de mídia;
9. O rol de membros está na casa dos milhares;

Exatamente o mesmo estou vendo aqui em Curitiba, na Primeira Igreja Batista.

Aprender com gente que faz é o mais importante. Gente que cumpre a Palavra.

Estou feliz.


Notas de julho - 3

Sei que quando desconhecemos nossa história, nosso fio de identidade, enveredamo-nos por qualquer caminho, o mais perigoso é o da descaracterização.

Os presbiterianos, somos um grupo cuja origem teológica, fincada no século XVI, considera a soberania, majestade e atuação de Deus em todas as esferas. Não há um só canto onde Deus não deva estar presente. E Ele está presente pela atuação de sua Igreja, quando, pelo testemunho da Palavra e ações, tudo ao redor gira em conformidade à Sua vontade. Ele espera que sua vontade, expressa na Bíblia, seja materializada por nossas ações.

O mundo está caminhando contra a maré evangélica. Não podemos simplesmente ignorar as incursões malignas em todos os setores. Ao contrário, interpretando corretamente, devemos promulgar uma palavra forte e atuar politicamente.

Nada me tira da mente o estrago profundo causado pelo enfraquecimento do protestantismo histórico, seja na Europa, Estados Unidos e aqui no Brasil.

Ainda pagaremos caro pela cegueira diante de um Obama desconhecido (não para poucos), um presidente brasileiro espertíssimo, um senador falsamente católico e uma televisão sincrética, quando no fundo é mesmo espírita.

Está para ressuscitar uma Igreja Protestante Histórica que cuide da pregação ousada do Evangelho, do testemunho profético, que defenda os valores mais caros de sua formação.

Os tempos estão sombrios.

Notas de julho - 2

Surpreendo-me quando sou indagado sobre como vai a linda e histórica Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras. Isso quando ocorre, é claro, fora de São Paulo.

No Rio de Janeiro, para onde fui participar de encontro de líderes da década de 70, e, também, convidar o Rev. Guilhermino Cunha para ser o pregador do nosso próximo aniversário, ouvi duas pessoas recordando o "grande pastor e pregador Rev. José Borges dos Santos Jr."


Talvez, hoje, alguns não considerem, por desconhecimento, a importância histórica da nossa igreja. Ela ainda está no imaginário de muita gente.


A IPJO terá a honra de receber o Rev. Guilhermino no segundo domingo de março do próximo ano. Nosso secretário sinodal de mocidade, na década de 70, no Rio de Janeiro, é pastor da Catedral Presbiteriana, primeira igreja presbiteriana instalada no Brasil, no século 19.


Aqui está a foto da linda igreja:

Notas de julho - 1

Neste mês de julho eu estou pesquisando algumas igrejas históricas de sucesso. Que seja entendido como sucesso o fato da igreja atuar em várias áreas (com qualidade) e estar em crescimento numérico. Minhas concentrações estão em três igrejas presbiterianas e uma batista.

Primeiro no Rio de Janeiro, depois em Londrina, e, agora, em Curitiba.

A minha igreja, Jardim das Oliveiras, é especial. Aos poucos, vai entendendo as especificidades e dificuldades do ato de pastorear no século XXI. Por isso, sinto-me na santa e agradável obrigação de trabalhar cada vez mais, não tanto em quantidade (porque isso já seria impossível), mas pinçando a qualidade. Quero dizer, onde existe um trabalho de qualidade inegável, estarei lá para fuçar, esquadrinhar, saber quais são os fatores específicos daquela igreja, e, no geral, quais são os comuns a todas elas.

Esta é minha tarefa para o mês de julho.

28/07/2009

Improdutividade Histórica

Raul Castro pede que cubanos trabalhem mais

Cuba é um país agrícola, mas importa 80% dos alimentos que consome. Em 2007, a metade das terras nas mãos do Estado estava sem cultivar, e Raúl Castro deu ordem de acabar com esse despropósito e distribuí-las em usufruto entre agricultores e cooperativistas. No domingo o mandatário deu os últimos números: foram entregues 690 mil hectares, aproximadamente 39% da "área ociosa", e dessa terra só um terço está semeado. "Não podemos nos sentir tranquilos enquanto existir um só hectare de terra sem emprego útil", disse ele.
(publicado na Folha de SP de hoje)

Aqui está a completa e mais direta declaração do fracasso comunista. Em todo canto, e não há um exemplo na história que diga o contrário, a gritaria do Novo Homem, sob a beleza do comunismo, cantado em verso e prosa pelos idiotas de plantão, nunca vingou. O comunismo é um fracasso abissal, e em todos os aspectos.

Em 86, na Nicarágua, eu moleque burro, adestrado desastradamente pela Teolologia da Libertação, ainda dava alguns créditos aos "comunistas evangélicos" cubanos. Hoje, eu nem iria ao evento promovido pelo CMI.

Abraço.