07/07/2008

O Valor da Amizade

Bom dia, segunda-feira !

O olhar do amigo alegra o coração (Pv 15,30)

As amizades verdadeiras são construídas, pelo menos, sobre três pilares: a empatia, a sinceridade e a solidariedade.

Não há amizade sem identificação. Isto significa que amizades são construídas levando em consideração a convergência de sentimentos, gostos e expectativas. Amigos têm coisas para contar, para se alegrar. Amigos têm prazer no encontro, na troca de informações e nos interesses comuns.

Não há amizade sem sinceridade. Amigos se desentendem, frustram-se, mas colocam tudo em pratos limpos. Amigos são capazes de sentar e acertar as diferenças. A explicação é óbvia: amigos detestam o afastamento um do outro. Ao contrário, fazem de tudo para que as rusgas sejam esclarecidas e tudo volte à normalidade da amizade. Amigos têm interesse genuíno na construção e evolução da amizade.

Amizades aprofundam-se quando são chamadas à solidariedade. Amigo consola e conforta amigo. Amigo foi feito para encorajar. Amigo sente o que o outro sente. Amigo celebra a vitória do outro. Amigo fica feliz com o sucesso do outro.

Como já dizia o cantador mineiro: “Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito ...”

Duas perguntas para você: 1) Você é arquiteto de amizades ? Você se interessa em descobrir novos amigos ? 2) Você está nutrindo suas amizades ? O que está fazendo para que elas não sejam abaladas ?

Encontre amigos. Sustente suas amizades. Não deixe suas amizades ruírem. Não duvide, você precisa dos seus amigos, seus amigos precisam de você.

Tenha uma semana abençoada.