03/12/2017

Deus Encarnado


Natalinas 2017 - 3a.

E disse-lhes: Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.

E , começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as escrituras.
Lc 24, 44 e 27.

Caravaggio

Um grande equívoco acontece sempre quando deixamos de ler e estudar a Bíblia sem a visão do quadro inteiro.  Por outras palavras, sem o entendimento de que se trata de uma narrativa com início, meio e fim, ou, ainda, passado, presente e futuro, tudo dentro do mesmo quadro.
Por isso, muitas vezes, versículos e trechos tornam-se como “amuletos”, apenas para garantir e abonar o que desejamos no momento, para satisfazer algo de nossa necessidade (ou ansiedade), sem se importar se aquela passagem refere-se, obrigatoriamente, ao que estamos interpretamos. A interpretação da Bíblia é livre, pero no mucho.
Uma das chaves de interpretação, de entendimento correto, é considerar que desde a queda do homem no Jardim do Éden (Gênesis 3) até a consumação final, vislumbrada no livro do apocalipse, Deus, em sua infinita bondade e amor, apesar de sua ira (justa) pela incansável desobediência do homem, pelo pecado do primeiro casal, ofereceu a solução para a nossa eternidade, já que jamais alguém nascido de mulher poderia produzir a solução quanto ao seu drama existencial mais profundo: providenciou a vinda do seu Filho, como oferta substitutiva à nossa condenação. Ou seja, trocou de lugar conosco. O ato da cruz é a maior demonstração de amor de alguém pelo outro, seja ele quem for.
Por isso, ao longo da Bíblia, devemos sempre cavar para encontrar a oferta maravilhosa de Deus na pessoa de Jesus Cristo, o Messias. Se a Palavra de Deus for lida e recebida assim, além de ficarmos extasiados pelo quadro geral, veremos a profundidade do amor/misericórdia/graça de Deus em nosso favor.
Por isso, Jesus desvendou os olhos dos dois amigos pelo caminho até Emaús, conforme passagem Bíblica acima.
Neste final de 2017, dê um salto de qualidade em sua vida. Reconheça, mediante reflexão honesta, que jamais poderemos produzir algo de real e continuamente bom. Reconheça que não somos uma usina individual e única de auto-salvação.  Reconheça que a luz que ilumina o quadro inteiro e ao mesmo tempo microscópico da nossa existência vem de fora.
Esta luz é Jesus, o Deus encarnado, “doidinho” para visitar seu coração e ali fazer morada.

Feliz Natal !