28/05/2018

Bom dia, segunda-feira !



Crise e Oportunidade

Estamos vivendo desde semana passada dias tensos, difíceis e imprevisíveis.  Esperamos que a partir desta semana tudo seja normalizado.

Aproveitando essa crise, pelo menos três oportunidades devemos considerar, para, quem sabe, darmos um salto de qualidade e contributiva:

Primeiro, pensar, considerar e aplicar com mais regularidade valores essenciais. Na vida de cada um e influenciando ao redor, o entendimento necessário, mesmo imperativo, é de que honestidade, verdade, solidariedade, ordem, autoridade etc são valores indispensáveis ao bem comum e a melhor condição de convivência, seja em casa, no trabalho, clube, escola ou onde estivermos.  A crença efetiva de que o mundo funciona melhor e mais azeitado quando fazemos a nossa parte, indiscutivelmente, é o caminho mais seguro e efetivo para a construção do bem comum coletivo.

Segundo, no caso brasileiro mais agudamente, precisamos acordar (salvo melhor juízo) para o fato de que é urgente menos Estado e mais iniciativa privada. Nenhum país pode prescindir do Estado, mas este deve restringir-se ao mínimo possível e essenciais. O argumento elementar é que o Estado não gera renda, vive de arrecadação de impostos e seus congêneres. Já a iniciativa privada, com sua capacidade empreendedora, que existe para entregar valor, é a agência por excelência para abrir oportunidades de emprego e gerar renda efetiva, inclusive, contribuindo com mais impostos etc.  Quanto mais Estado/Governo/Estatais mais oportunidades escancaradas para ação desonestas de homens sem valores fundamentais e coletivos.

Terceiro, a cada trabalho empreendido, cada um deve buscar, pelo menos, três elementos: 1.  Qualidade:  atribuição primordial individual e obrigação de qualquer organização; 2.  Produtividade: como podemos fazer melhor e mais rápido ? Todos ganham com isso; 3.  Solidariedade:  evitar o individualismo exagerado e entregar-se a ajudar o próximo, seja colega de trabalho ou alguém que não conhece. Essas iniciativas melhoram e muito o nosso entorno e o mundo em que vivemos. O bem comum e de todos é um ativo que trás saúde integral, gerando menos, muito menos problemas.

Se você é cristão, tudo acima e mais o que puder acrescentar para o bem, entregue esta jornada a Deus em preces, orações e ações de graças.


Tenha uma semana abençoada e abençoadora.