13/12/2013

Natal 2013 - 10a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
10a. mensagem

He qi, China


Há riqueza sem fim no texto abaixo. Aqui é retratado o anúncio do nascimento sobrenatural do Salvador do mundo. 

Leia-o sem pressa, várias vezes. Imagine a cena, pincele os detalhes em sua mente, atente para as palavras do anjo Gabriel, retenha especial atenção ao fato de como Maria presenteada por Deus.

Por fim, crave na memória e coração o que é dito a respeito de Jesus e de Deus. 


Lucas  1, 26-38

26   No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27   a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
28   E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
29   Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
30   Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.
31   Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.
32   Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33   ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.
34   Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?
35   Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.
36   E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril.
37   Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.
38   Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.



12/12/2013

Natal 2013 - 9a. mensagem

Jardim das Oliveiras


Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.
João 1, 16

Fra Angelico, 1440

Por favor, não estranhe e nem se ofenda com minhas perguntas. Meu intuito é ajudá-lo a atravessar um natal verdadeiramente cristão.

1.   Você pensou e planejou o natal deste ano ? 

2.   Sendo uma pessoa graciosamente resgatada do pecado, nascida de novo, porque aceitou plenamente o que Jesus Cristo fez na cruz por você, tem planos para testemunhar o verdadeiro sentido, significado do natal ?

3.   Vivenciar e anunciar o nascimento do Salvador, Jesus Cristo, que veio ao mundo por um ato de suprema graça e amor de Deus-Pai, está na cabeça da lista das tarefas que você tem para este natal ?

4.   Tem ouvido as canções cristãs tradicionais de natal ?

5.   Planejou ler as passagens Bíblicas dos evangelhos que falam do nascimento de Jesus ?

6.   Programou ir à igreja nas apresentações de natal, convidando seus parentes e amigos ?

7.   Pensou em aproveitar sua lista de e-mails e as redes sociais para divulgar mensagens criativas mencionando o nascimento de Jesus e o que isso significa ?



Todo natal é tempo excelente para evangelizar.  Está aí a oportunidade. Agarre-a!

10/12/2013

Natal 2013 - 8a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
8a. Mensagem

Britânico viaja pelo mundo com cruz de madeira nas costas


Imagem inline 1


Roger Mallet, dileto amigo, brindou-me com esta reportagem, extraída do site UOL. Achei-a interessantíssima, porque sou fã das expressões criativas de fé e divulgação da vida de Cristo.  Logo, imediatamente, veio-me à mente a passagem da oração de Zacarias (acima), também conhecida como Benedictus, bendito/abençoado, quando antevê o ministério fecundo de João Batista, tido por  Jesus como o maior dos profetas.  Leia com atenção:
***
"A peregrinação ainda é parte fundamental da vida de milhares de pessoas, mas um homem está mantendo a tradição com uma jornada especial.


É impossível não ver Lindsay Hamon andando pela rua, porque o cuidador de 61 anos carrega no ombro uma cruz que pesa 25 kg.

Feita de madeira com uma roda na parte inferior, Hamon tem carregado a cruz por todo o Reino Unido, e por partes mais remotas do mundo, como Bangladesh, Nepal, Índia e Sri Lanka.


Ao longo dos últimos 26 anos, ele viajou mais de 8.000 quilômetros.

"Eu comecei com uma distância curta, de Land's End a Plymouth (cerca de 140 km)", diz Hamon. "Alguns meses mais tarde, fui de Plymouth para Londres, e depois circulei pela Irlanda... e depois eu fui de Londres a Berlim, de Berlim para Moscou, e de Berlim para Paris, Eslováquia e Hungria", diz ele.


Hamon é cristão começou a andar com a cruz depois que um amigo próximo deixou de ter fé em Deus.

"Eu decidi andar até a cidade onde ele morava e rezar todos os dias para ele voltar a ter fé. Eu não sei se ele voltou a acreditar em Deus, mas eu pensei: já que estou andando, vou carregar uma cruz como forma de testemunho."

"O que foi incrível foi o efeito que isso teve nas pessoas quando eu entrei na primeira cidade. Elas paravam seus carros e vinham falar comigo. Elas me convidavam para um bar. Pessoas totalmente desconhecidas diziam: 'Por que você está fazendo isso?'", recorda Hamon.


Ele diz que a cruz atua como um "quebra-gelo", e que como sociedade nossa tendência é criar muitas barreiras.

"Nós estamos cada vez mais vivendo em uma bolha... e o maior problema disso é a solidão, e pessoas que não querem mais compartilhar nada de suas vidas", diz.
A cruz
A cruz que ele carrega agora é a sua terceira e foi feita por um amigo construtor. "A primeira foi roubada no festival de Reading e a segunda foi confiscada na alfândega da Índia há alguns anos", afirma Hamon.

Ela pode ser desmontada em três partes, mas ainda sim é complicado passar com ela por aeroportos. Agentes alfandegários em Hong Kong pensaram que a cruz fosse um monociclo.

O britânico diz que costuma receber muitos comentários sobre a roda na parte inferior.

"As pessoas fazem disso uma grande coisa e dizem, 'Jesus não tinha uma roda em sua cruz.' Eu poderia ter ficado milionário se ganhasse uma libra cada vez que uma pessoa me disse isso."


Ele afirma ainda que viajar para partes remotas do mundo, por lugares isolados e terrenos difíceis demanda muito fisicamente e que "você paga por isso com bolhas nos pés".
Situação difícil
Incapaz de carregar uma mochila porque leva a cruz no ombro, ele precisa ter certeza de que tudo o que precisa está dentro das pequenas bolsas presas em seu cinto.

"Se você esquecer uma coisa, pode de repente se encontrar em uma situação muito difícil. Eu lembro de ter esquecido uma lanterna e ter tido que andar em total escuridão em Bangladesh, e meu pé foi parar dentro de um buraco."

"Eu achei que tivesse quebrado o tornozelo, tudo porque eu não me preparei bem o suficiente."


É importante também permanecer mentalmente focado, diz Hamon. "Há momentos em que você está completamente sozinho, andando pela Bulgária ou outro lugar, e sente muita sede por um longo período."

A reação que ele recebe em diferentes lugares do mundo pode variar dramaticamente. "Na maioria das vezes é incrivelmente gratificante, e as pessoas normalmente são abertas, mas uma vez ou outra você chega em uma cidade e sente a tensão", conta.

"Às vezes você sabe que pode parar e falar e outras vezes você sabe que deve continuar caminhando." As pessoas reagem de maneiras diferentes, algumas o apoiam e outras fazem insultos.
Vulnerabilidade
Quando criança, Hamon sofria de asma e frequentemente estava doente, e hoje, aos 61 anos, acha incrível se sentir mais forte do que quando era mais jovem. Ele diz também que carregar a cruz resultou em encontros mais intensos com pessoas.

"É como se você fosse um padre, mas na rua, e não dentro de uma igreja. Você na verdade fica muito vulnerável."

Seu próximo destino? Ele gostaria de visitar a China, a África e a América do Sul em algum momento, e afirma que continuará andando com a cruz até não conseguir mais.

"De certa forma, o meu único arrependimento é não ter começado mais cedo. Eu gostaria de levar a cruz para lugares onde as pessoas normalmente não vão. Eu gostaria de ir ao Cazaquistão ou Uzbequistão", diz Hamon."



OBS.:  Amanhã, quarta-feira, 11 de dezembro, não teremos mensagem.  Retornaremos na quinta-feira, 12 de dezembro.​

09/12/2013

Natal 2013 - 7a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal

No sexto mês, foi o anjo Gabrial enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem ...
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
Lucas 1, 26-29

José Claudio Antonilez


Por que Maria foi a escolhida de Deus ? 

Segundo penso, não houve na face da terra criatura mais agraciada do que aquela jovem. Pelo único e singular fato de abrigar em seu ventre o Deus-menino, Maria, conhecida como bem-aventurada, foi, entre os seres humanos, a mais felizarda e importante pelo seu papel nesta terra.

Uma pista para entender a escolha de Deus por Maria está em sua simplicidade. Talvez a mais despojada de todos.

Deus escolhe pessoas simples porque elas são menos propensas a defender seus ídolos. Quer queira, quer não, os homens são exímios artesãos de ídolos. Eles não precisam ser esculpidos em pedra ou madeira; em grande parte, são desenhados e lustrados no coração, no interior do homem, nos delírios oníricos em busca por poder, dinheiro e prazer.

As pessoas simples, como Maria, são inclinadas a poucos ídolos.  Não pelo fato de ser pobre, mas porque são desapegadas, vivem entendendo que a Graça de Deus é o ativo intangível imprescindível. Por isso, não lutam e nem morrem por coisas materiais ou status. Usufruem, de certo, mas poderiam muito bem viver sem os objetos idolátricos de qualquer época.

Jesus precisaria de uma mãe especial.  E Deus-Pai foi encontrá-la e ungi-la num sertão sem eira nem beira, na cidadela de Nazaré, igualzinho a tantos vilas citadas pelos autores brasileiros, principalmente os gigantes do nordeste.

Maria não sabia, mas o olhar de Deus estava deitado sobre ela há muito. Eu creio que vivia sua vida no máximo da dignidade humana. Simplesmente era a sua inclinação (embora nascida com o traço do pecado e em pecado viveu sua vida, conforme cremos os protestantes), como dizemos de algumas pessoas: “nasceu assim, nasceu para isso.”

Pois essa jovem, simples e despojada, fiel e acessível, recebeu a saudação mais valiosa da face da terra:  “Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.”

Eu pergunto: Por que não aprender com Maria ?  Proponho dois caminhos:

Primeiro, absorver o modelo de vida simples, despojada das ambições construtoras de correntes, cadeados, que nos atam aos ídolos, que nos ofuscam e nos destroem lentamente.  Um rico pode ser simples, entendendo que apenas desfruta das benesses, mas as coloca nas mãos e para a obra de Deus.  Um pobre pode não ser simples, porque o seu desejo é adquirir os ídolos que tanto aprecia nos outros.

Quem é simples, quem é livre para ser simples ? Quem tem a consciência (ou mesmo a experiência) de que viveria satisfeito com Deus sem os bens que o cercam, sejam tangíveis ou intangíveis.

Segundo, almejar a mesma saudação divina com a qual Maria foi visitada.  Mesmo que seja pela fé, na imaginação, um dos pontos altos e gratificantes da vida não está na saudação dos pares, mas na esperança de que do Alto vem a voz do Senhor: “Alegra-te, muito favorecido! O Senhor é com você.”


Tenha um dia abençoado.