26/11/2016

Intimidade

Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum


13º/14º  -   Intimidade


Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 
1 Coríntios 1:9

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. 
Apocalipse 3:20

Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 
1 João 4:13

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 
1 Coríntios 3:16

Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8:37-39


Acima apenas alguns versículos que falam a respeito da comunhão de Deus conosco.

Não há nenhuma dúvida de que Deus se revela a nós (pela Bíblia) sempre com o intuito de firmar comunhão conosco. Este é o prazer de Deus: andar conosco, de mãos dadas, em relacionamento íntimo, na perspectiva de Pai para filho. 

Quando nos relacionamentos com Deus (oração, leitura e reflexão da Palavra, busca do caráter de Cristo, submisão ao Espírito Santo etc), dois dos resultados são paz e alegria.  Quer outro ? Aumento da fé!  Quer outro ? Amor. Passamos a amar as pessoas!

Neste sábado e domingo, aproveite, passe algum tempo analisando sobre seu relacionamento com Deus.  Você, provavelmente, tem dois caminhos a seguir:
-   Avalia que não tem, de fato, relacionamento com Deus. É religioso, mas não anda com Deus. Crê nele, mas não o procura em profundidade e não desfruta da comunhão diária com ele.  O que fazer ?  Entra no teu quarto em secreto, derrame-se diante do Senhor, peça perdão e oriente sua vida para crescer em comunhão.

-   Avalia que já tem comunhão com Deus.  Aqui eu digo: pode melhorar, pode ser mais profundo.   Em oração e com determinação, procure estreitar mais e mais o relacionamento com o Senhor.  Como ?  Quem sabe orando mais e com mais sinceridade. Lendo e estudando mais a Palavra.  Procurando servi-lo mais, principalmente na obra de evangelização, discipulado e serviço ao próximo.

Mais comunhão/relacionamento/intimidade com Deus é o nosso objetivo, meta, resultado.  Não podemos escapar dessa maravilha ao nosso dispor.


Chuvas de bênçãos para você nos próximos dois dias.


25/11/2016

12o. dia - Modelo

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum

12º. dia  -  Modelo





Podemos dizer que orar é o ato voluntário de visitar o nosso Deus. É a iniciativa do filho ir ao encontro do Pai.  Ele, Bondoso e Amoroso, está sempre esperando por cada um de nós. 

A iniciativa foi de Deus. Desde a criação do primeiro homem/casal, Ele tem prazer por relacionar-se conosco.  E nutrimos esse relacionamento por meio da oração e obediência a Ele.  Conhecer profundamente o Pai é o caminho para a comunhão mais estreita.

Esse relacionamento com Deus por meio da oração implica espontaneidade, liberdade, criatividade etc.  Cada um tem um jeito, uma forma.

No entanto, tenho certeza de que podemos ajudar os que estão iniciando na prática da oração, e mesmo os que já estão nessa lida há tempos, mas precisando incrementar, reforçar e aprofundar a qualidade e abrangência da oração.

Sugiro uma sequência de motivos fixos para orar diariamente.  Ore de uma só vez ou distribua os itens ao longo do dia.  Segue, como sugestão:
-  Comece adorando a Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Manifeste sua alegria pelos atributos de Deus.

-  Ore pelas misericórdias de Deus em seu favor. Não adianta, somos carentes do perdão do Senhor.   O profeta Jeremias nos diz que as misericórdias do Senhor renovam-se a cada manhã. E isso é maravilhoso.

-  Ore por você.  Seja sincero diante de Deus, reconheça as precariedades e rogue a Deus para que ele o cubra de bênçãos.  Todo pai ama abençoar e nutrir o filho suprindo suas necessidades. Nunca se esqueça: Deus tem prazer por nos abençoar.  Peça.

-  Ore em especial para que Deus o fortaleça espiritualmente.  Ore e vigie o tempo todo, para que esteja fortalecido no Senhor e vença todas as batalhas espirituais, conforme nos alerta e ensina as Escrituras Sagradas.

-  Se for casado, ore por seu cônjuge.  Seu cônjuge é sua prioridade. Nada mais edificante e sustentador do que um casal coeso e em harmonia. Se não for casado, ore para que Deus mande um cônjuge conforme os padrões bíblicos.

-  Ore por seus filhos. Cubra seus filhos com o manto da oração diária. Mais do que educação formal, os filhos precisam de Deus, de Jesus, do Espírito Santo. Desde criança até a fase adulta, enquanto tivermos fôlego, devemos orar por nossos filhos.

-   Ore por seus familiares, começando pelos pais.   Todos os familiares.  Entregue-os no altar, nas mãos de Deus, principalmente para que se rendam aos pés da cruz de Cristo, arrependam-se e entreguem suas vidas ao Salvador.

-  Ore pela sua igreja local: seus irmãos na fé, pela obra a ser realizada, pela fidelidade à Palavra, pelos ministérios etc.

-   Ore pelos seus pastores. Ninguém na igreja precisa mais (todos precisam), repito, precisa mais de oração do que os pastores e seus familiares.  Os pastores foram chamados por Jesus para pastorear e liderar a igreja local.  Eles são os principais alvos de satanás, e a jornada pastoral é cheio de espinhos.

-  Ore pelo seu bairro. Para que você e sua igreja possam fazer diferença na evangelização e serviço aos que moram ao seu redor.

-  Ore pela sua cidade. A igreja local e por um movimento de igrejas para atuar em favor da cidade, em favor do bem comum.

-  Ore pelo Brasil, nosso país, tão massacrado por desmandos, principalmente nos últimos tempos.


Não se assuste com os itens acima.  Eles o orientarão no exercício da oração continua e constante.  Lembre-se: apenas uma orientação, modelo.   você pode e deve acrescentar outros, de acordo com sua necessidade.

Em breve, verá o quanto necessita e é importante a prática da oração.

Deus nos abençoe!



24/11/2016

Gratidão

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum


11º. Dia  -    Gratidão



Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
1 Ts 5, 18


Gostamos de importar costumes de outras culturas. Na verdade, isso ocorre com todos os povos, uns mais outros menos.  Não há, em princípio, nada de errado nisso. 

Nos últimos tempos, cresce a tal comemoração do Dia das Bruxas, o tal Halloween. 

Dentre os costumes que podemos importar, um agrada-me muito: o Thanksgiving Day, o Dia de Ação de Graças. Nos EUA e Canadá é feriado sério (embora nos últimos tempos ... ), comemorando as bênçãos de Deus no último ano. 

O apóstolo Paulo orienta os cristãos da cidade de Tessalônica: Em tudo, absolutamente tudo, deem graças a Deus.  Isso porque temos os recursos necessários para viver a vida em abundância, já que estamos em Cristo Jesus.  O ato de viver, e viver em e para Cristo, já é a maior graça recebida da parte de Deus.

Aquele que tem a vida eterna, adquirida por crer e receber a obra de Jesus Cristo na cruz, vive em abundância e novidade de vida aqui e agora, não importando as dificuldades.  Nosso bem maior está garantido.

Portanto, hoje, 11º. dia da nossa Jornada , dedique o dia para agradecer a Deus.  Não resuma o agradecimento ao minutinho de uma oração.  Parta da orientação abaixo, e ao longo do dia, vá agradecendo.

Alguns motivos para agradecer;
-   Pelo dom da vida.
-   Pelo Deus que te amou profundamente e o chamou para a eternidade.
-   Por Jesus ter vindo como homem e morrido em seu lugar, para que você alcançasse a salvação eterna.
-   Pelo Espírito Santo, Deus vivo e presente em sua vida, consolador e encorajador.
-   Pelas misericórdias diárias de Deus, porque somos fracos e pecadores, absolutamente dependentes do Senhor Bondoso.
-   Por Deus oferecer a você a oportunidade de engajar-se na obra dele, alegrando-se por ser fiel e parceiro do Rei do Universo.
-   Por seus pais.
-   Por seu cônjuge.
-   Por seus filhos.
-   Pelos seus amigos.
-   Pela Igreja que você pertence, isto é, pelos seus irmãos de fé.
-   Pelos dons e talentos que recebeu de Deus, e que ainda irá potencializá-los.
-   Por seu trabalho (ou o que vai conquistar).
-   Pelo futuro, sim, que pode ser abençoado e abençoador, caso você viva com Jesus, sempre em favor do próximo.

Pronto, agora você completa a lista. 

Aproveite o dia. Sim, ao longo do dia, em doses pequenas, vá agradecendo.  Separe o dia para a experiência contínua de gratidão a Deus.

Por fim, Além de agradecer a Deus, encontre motivos para agradecer aos outros.  Verdade, se você tem motivos de agradecimento em relação aos amigos, colegas de trabalho ou mesmo pessoas que pouco conhece, tome a iniciativa e agradeça. 

Você não imagina o quanto isso lhe fará bem.


Tenha um dia abençoado, cheio de gratidão e paz no coração.

23/11/2016

Separe um tempo

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum
10o. dia -   Separe um tempo



Muitas pessoas contam sobre algumas dificuldades no momento de oração. Alguns exemplos:
-  Esquecem de orar, devido ao sufoco das tarefas diárias;
-  Quando vão orar, no fim da noite, já estão cansados;
-  Não se concentram na oração. O “pensamento voa”;
-  Costumam apenas orar agradecendo e pedindo;
-  Sabem que precisam orar mais e por mais motivos, mas não conseguem.

Eu compreendo bem, não se assuste. 

Orar é um exercício, hábito, paixão. Isso tudo vem com o tempo e com o entendimento sobre a importância da oração.

A partir de hoje, darei algumas dicas, bem simples, mas que podem ajudá-lo muito.  Não se esqueça, dica só funciona quando colocada em prática.

Orientação do 10º. dia:
   Não funcionará se você não determinar um horário para orar. Comece pequeno, com determinação e disciplina. Pode ser cinco minutinhos (ou menos).   Que tal logo após o banho matinal ? Antes do café ? Durante o café ? Antes de sair com o carro/dentro ? No ônibus/Metrô ?  Na hora do seu almoço ?  Não importa. Determine um momento.

Assim como você tem horário para as refeições, separe um horário para a maravilhosa e inenarrável experiência de relacionar-se com Deus.  

Novamente, comece pequeno, simples, até mesmo sem jeito. Aos poucos, você passará a querer mais e mais.   

Faça assim (uma proposta): Leia um versículo ou uma passagem pequena da Bíblia. Em seguida, pratique o seu período de oração.

A partir de amanhã eu darei dicas de temas para você incluir nas orações.

Minha intenção, sinceramente, é vê-lo no futuro próximo como uma pessoa poderosa na oração.  Essa experiência vai transformar sua vida!

Observação final:  
Para você que já tem uma caminhada longa de vida cristã: não se contente com a qualidade e quantidade da sua oração.  Sempre podemos e devemos incrementar, melhorar, qualificar, intensificar.  Reflita, revise e identifique onde e em que pontos pode melhorar.  A vantagem é enorme.

Chuvas de bênçãos sobre você no dia de hoje.

22/11/2016

O que falta ?

21 dias de Oração e Jejum


9o. dia  -   O que falta ?


Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.
1 Coríntios 11:1

  
Neste nono dia a pergunta é:  O que falta a você para ser imitador de Cristo ?

A maior meta da vida cristã é ter o coração e o caráter de Cristo.  São as condições para chegar à maturidade cristã.

O primeiro passo é mapear as áreas da vida que ainda estão sob o poder e influência da inclinação humana, do centro irradiador das vontades e decisões.

Exemplo: Seu casamento é dirigido pelos fundamentos bíblicos ou segundo apenas seus impulsos e julgamentos ?

Outro exemplo:  Quanto tempo em oração você passa com Deus todos os dias ?  Se for menos de 15 minutos (pode distribuir ao longo do dia)  ... sei não.

Sua meta: planejar para ser imitador de Cristo.  A partir de 2017, se Deus quiser, participando das células da IPJO, você receberá as condições necessárias para ser imitador do nosso amado e Senhor Jesus.


-->
Glória a Deus nas maiores alturas! 

21/11/2016

E se ...



E se ...

O número de pessoas insatisfeitas com o seu emprego/trabalho é enorme.  Alguns setores o índice é assustador, beirando aos 90%.

Quem ganha com isso ?  Ninguém! 

Quem perde com isso ?  Todos!

Bem, sei que não adianta falar, porque não é tão fácil assim, mova-se!  Mude de emprego, empreenda alguma coisa etc e etc.

No entanto, e se ... você começa-se a responsabilizar-se por seu índice de satisfação no trabalho ?  Ou seja, se começar a tomar algumas iniciativas que contribuirão para diminuir a chateação que você tem (se for o seu caso, claro) por seu trabalho, chefes, colegas e tudo mais.

E se ... você escolhesse hoje, amanhã ou nesta semana, tomar iniciativas de ... por exemplo, contribuição.   Perguntas que podem ajudar:
-   Como posso contribuir para ajudar pessoas ao meu redor, meus  colegas ? 
-   O que deve fazer de diferente para agregar mais valor ao que faço e aos colegas  da minha equipe ?
-   O que deve fazer (sem egoísmo algum)/contribuir para eu me sentir bem ?


Por fim, que tal pensar menos em si mesmo e um pouquinho mais nos outros ?  Algo que você pode fazer/empreender, e, mesmo que seja uma sementinha, pode gerar algo maior mais adiante ?

Autonomia (a mínima possível) e contribuição, a maioria das vezes, compensam mais do que ... por exemplo, salário.  Creia!


Tenha uma boa e abençoada semana de trabalho.

8o. dia - Perseverança

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum




 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
Mateus 24, 13


O dicionário Caldas Aulete: Perseverar –“ Continuar esforçando-se para alcançar (algo)”.

Nesses dia de oração e jejum, um elemento chave é a perseverança.  Tudo concorrerá para você desistir ou fraquejar.  Como lutamos contra isso ?

1.       Ao menor sinal de fraqueza ou “cheirinho” de desistência, agarre-se à oração.  Peça ajuda ao Espírito Santo. Diga a verdade. 

2.      Coloque avisos, notas perto de você.  Escreva aquilo que irá lembrá-lo e reforçá-lo. 

Lembre-se daquela frase lapidar:  Se fosse fácil, todos conseguiriam.  

Não há vitória nessa vida sem esforço, persistência, perseverança.  Reflita sobre isso.

Tenha um dia abençoado de oração e jejum.