03/10/2016

Agrada-te


      Não há como escapar: a semana iniciou e é o que você tem pela frente. Inevitavelmente, será você e as circunstâncias. O tempo (período) da semana está em curso, inexoravelmente.
      Alguns, com certa dose de irresponsabilidade, vivem-na como a letra da música popular, “deixa a vida me levar, vida leva eu ...”. Outros, diante dos desafios sobre a mesa, atormentam-se com o manto da ansiedade e fragilizam-se com o carrasco do medo. Estão hospedados no próprio cativeiro.
      Novamente, é segunda-feira, a semana iniciou a maratona, e o ato mais inteligente é enfrentá-la com coragem e dignidade. 
      A primeira atitude é revestir-se de visão positiva.  Não há dúvida, dizem os neurocientistas, antever positivamente o que está por vir induz o arranjo próprio e especial dos neurônios, ofertando-nos os estados fisiológicos propícios.
      A segunda atitude é edificar a intenção de amar. Isto é, de ser benéfico aos que o rodeiam; estar atento para as oportunidades de ajuda, cuidado. A Bíblia diz que há muito mais felicidade no ato de doar do que de receber. Amar é um gesto intencional. Nasce no coração e materializa-se na bondade, no altruísmo.
      A terceira atitude é esforçar-se para ser e fazer o melhor que puder, não importa o lugar, hora ou situação.  Intenção deliberada e disciplina são os ingredientes desta iguaria.  Fazer bem, com excelência, seja o que for, melhora o mundo, ou, no mínimo, não o deixa frustrado. 
      Por fim, porque a lista é longa e não cabe aqui completá-la, a quarta atitude é a . A fé no Deus pessoal, vivo e presente.  A fé requer um complemento: relacionamento com Ele. Ande com Deus nesta semana. Afinal, seja no trabalho, em casa, viajando ou em qualquer outra situação, vale o que está escrito: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejo do teu coração.” (Sl 37,4)

Tenha uma semana abundantemente abençoada.