23/04/2011

Domingo da Ressurreição

Páscoa Cristã
 Ressurreição de Jesus

Ele não está aqui, ressuscitou.


Mateus 28, 1-10
 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.  E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela. O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.  E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos. Mas o anjo disse s mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia; e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.
 E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos. E eis que Jesus lhes veio ao encontro, dizendo: Salve. E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
 Então lhes disse Jesus: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galiléia; ali me verão.

Ouça o hino tradicional da Ressurreição

22/04/2011

Sexta-feira da Paixão de Jesus Cristo



Numa sexta-feira, chamada santa, o divino e o humano expuseram suas "vísceras", das "entranhas" divinas e humanas, do fundo dos seres, entrelaçados, fundidos, entregaram o maior, mais profundo e elástico amor da face do universo.  Na sexta-feira santa, entre agonia e rendição, Jesus Cristo estava reconciliando o universo, colocando a criatura humana no centro de tudo.

Por quê ?  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).  Mas por que com sacrifício e sangue, por que pregado e rasgado numa cruz ?

Porque somente ele, Jesus, poderia suportar e reverter o nosso destino, já que em nossa condição de pecadores, somos até hoje absolutamente precários em fazer qualquer coisa para salvar-nos da nossa condição. Por amor, somente por amor, Jesus nos substituiu, foi em nosso lugar, pagou o preço impagável. Somente ele poderia entregar sua própria vida (humana, como nós), somente ele, por ser ele, por estar rendido e obediente ao Pai, poderia vencer a morte - com a vida ressurreta.

Meu amado, adicione ao seu descanso (feriado) a reflexão sobre a obra de Cristo na cruz.  Aceite e siga o Cristo da cruz, porque lá, em agonia e paixão por você, sim, por você, ele estava e está convidando (todas as pessoas) para a vida eterna, para vencer, como ele, a morte.

Sexta-feira da paixão, a sua sexta-feira, a sexta-feira feita para o mundo em agonia.

20/04/2011

Homens e Deuses

Um dos prazeres desta vida é ter acesso à arte. Alguns filmes elevam e justificam a teimosia de um homem cansado da lide diária, quando, entre a cama e a poltrona, arrisca examinar uma obra premiada em Cannes. Salve a poltrona do cinema!
Recomendo o filme Homens e Deuses, de extrema sensibilidade existencial, corretas colocações religiosas e, sem abusar da propaganda contrária, acerta no enquadramento dos vilões.

Destaco, entre outras coisas, o espírito cristão genuíno dos monges, mesmo sofrendo do medo humano, não deixam de consultar suas consciências, embebidas do evangelho.

Não pisque na cena da ceia e seu contexto seguinte.

Não fica bem eu falar mais.  Corra para o cinema.


18/04/2011

Finda-se este dia (3) - com Randy Travis

Randy Travis é um cantor country cristão.  Tive a oportunidade de garimpar dois discos dele com músicas cristãs neste estilo.

Também para ouvir no fim de noite.