26/02/2020

O que dificulta, precariza, empobrece, rebaixa, cega a vida do cristão ? Entre outras coisas, não encarnar o espírito do conselho de Paulo aos romanos, no capítulo 12, versículos 1 e 2. Atualíssimo até hoje, sempre, até a volta de Jesus.

25/02/2020

A beleza é um atributo e dom de Deus.

A beleza está em Deus, em sua essência e natureza.
Não há compatibilidade entre Deus e falta de beleza, mínima que seja.

Deus nos criou à sua imagem e semelhança. Mesmo com a feiúra do pecado, corruptibilidade e insensatez do homem, um dos seus propósitos é buscar e cultivar a beleza, em qualquer área, o máximo possível.

A beleza revigora a alma, eleva o espírito. A beleza nutre a sanidade.

Uma dica: olhem os lírios do campo ...
Há, pelo menos, três formas de nos relacionarmos com a cultura:
1. Absorvemos a cultura. Participamos dela, a incorporamos, porque nada contradiz os valores universais e inalienáveis do cristianismo. Por exemplo,:democracia, direitos humanos, justiça, oportunidade universal para todos, culinária (não 100%);

2. Rejeitamos a cultura. Postura e combate contracultural. Por exemplo: racismo, ditadura, violência (tribos indígenas que matam seus filhos indesejados), aborto, eutanásia, ideologia de gênero, individualismo, liberdade irresponsável, relativismo total etc.

3. Transformamos a cultura. Por meio das reflexões, publicações, ações participativas em "praça pública"/debates, testemunhos e serviço ao próximo. Por exemplo: Por meio de eleições e protestos, indignamo-nos contra a corrupção endêmica, que atinge a todos, ricos, pobres, poderosos e cidadãos comuns.

O evangelho é para ser recebido, entendido, absorvido e praticado na cultura global e local.
Quando trocamos a realidade, o mundo real, de carne e osso, o que está diante dos olhos, por um futuro hipotético, estamos pavimentando o reino de Satanás, do grande Mentiroso e Sedutor, e o resultado é só fantasia, engano e desgraça.

A fonte está em Gênesis 3, onde Eva e Adão trocaram a realidade (o Jardim e a companhia de Deus) por um futuro hipotético "sedutor" (Gênesis 3, 5-6).

Ser igual a Deus foi o apelo sedutor e mentiroso da Serpente, trocando na mente de Eva a realidade por uma fantasia futura.

A fonte para entender o drama existencial do homem está compactada em Gênesis 3. Tudo é derivado dali.

Um exemplo que já perdura mais de um século: O socialismo/comunismo troca a realidade por um futuro hipotético: a igualdade entre todos os homens, o controle estatal para operar a justiça perfeita. Nunca, nunca deu certo, só produziu o contrário, porque está baseado em falácia, mentira. Não é possível entregar o que prometem, assim como Satanás não entregou para o primeiro casal.

Puxe por qualquer outro exemplo, usando o axioma acima.

A Bíblia é a fonte por excelência de sanidade, não ?