20/12/2013

Natal 2013 - 13a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
13a. mensagem


Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador ...
Lc 1, 46



Talvez um dos grandes problemas dos cristãos, hoje, seja dissociar o conhecimento do evangelho com a realidade da experiência.  Evangelho não é para ser apenas conhecido e crido, mas tomar como imperativo a experiência vivida e encharcá-la do conteúdo de Jesus.

O evangelho é um exercício cotidiano de inversão de valores do mundo. Se prestarmos um pouco de atenção, veremos Jesus ensinando, cuidando das coisas práticas e necessárias da vida das pessoas.

Primeiro vem o conhecimento da Palavra.  Segundo, checamos a experiência de vida, das questões, dificuldades, lacunas, insuficiências, omissões, erros e pecados. Terceiro, formulamos um vínculo de crença entre o evangelho e as necessidades, onde aplicamos as boas-novas e revertemos o que for necessário. Quarto, avaliamos o que está dando certo. Corrigimos e tentamos novamente, se for o caso.  Quinto, celebramos, agradecemos, honramos a Deus.

Por que tudo isso ?  Porque o menino Jesus nasceu com o propósito de nutrir-nos com vida e vida em abundância.  Esse é o parâmetro, a medida de todas as  coisas. 

Você tem vida em abundância ?  Vida que sabe que irá além do corpo físico e finito ?  Vive em abundância porque sabe que já é vitorioso pelo que Cristo fez na cruz por você ?

Se negativo, o evangelho é para você.  Leia-o e siga os passos acima.

Se positivo, ore como Maria, conforme o versículo acima.


Tenha um dia abençoado.

17/12/2013

Natal 2013 - 12o. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
12a. mensagem


Tintoretto


Não parece misterioso que Deus tenha transmitido a primeira mensagem do nascimento de Jesus a pessoas comuns e não a príncipes e reis ? Nesta ocasião, Deus falou através de seu anjo sagrado para os pastores que estavam cuidando das ovelhas nos campos. Como o pastoreio era uma ocupação humilde, aqueles trabalhadores não tinham educação formal. Mas Maria, em sua canção, o Magnificat, conta-nos a verdadeira história: “Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos”Lc 1, 52-53).  Que lição para a nossa geração ?

Qual foi a mensagem do anjo aos pastores ? Primeiro, ele falou para que não ficassem com medo ... Quando o anjo acalmou o temor dos pastores, ele apresentou esta mensagem, algo que estaria conectado para sempre com o evangelho: “Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2, 10-11)


Billy Graham

Natal 2013 - 11a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
11a. mensagem





      Entramos na semana mais que especial. Até o dia 25 de dezembro, você terá a chance de intensificar o espírito do natal.  Proponho quatro atitudes:  Fé, Memória, Deleite e Anúncio.

      Primeiro, você recebe o natal de Cristo pela .  Você crê que Deus enviou seu filho com um propósito específico: “... é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2, 11).  Então, o menino que nasceu da virgem Maria, o Messias da parte de Deus, veio ao mundo, e na plenitude da sua vida e missão, foi, é e será a fonte única de salvação eterna.

      Segundo, só valorizamos e derivamos nossas ações e intervenções quando retemos o que é bom, o que constitui verdadeiro tesouro. Por isso, o natal é memória.  A memória deve ser nutrida com a leitura e vivência ritual e simbólica dos acontecimentos, dos fatos que antecederam e fizeram o nascimento de Cristo.  Alimentamos a memória com a leitura dos profetas e início dos evangelhos.

      Terceiro, natal, por todos os motivos de origem, é tempo de regozijo, deleite, alegria, saudação, tributar a Deus toda honra e glória. Está provado, pela ciência e experiência de cada um, que uma pessoa grata, alegre e satisfeita tem mais saúde e energia para tudo.  Natal é propício para sentimento de intenso prazer, júbilo e agradecimento pelo nascimento daquele que é a razão da nossa existência. 

      Quarto, pelas razões acima, produzamos uma inclinação, uma tendência ao anúncio do significado do natal.  Por incrível que pareça, muitas pessoas detestam o natal, alegando grande solidão.  Quando, culturalmente, o natal mudou de figura, saindo Jesus da manjedoura e entrando Papai Noel e presentes, o espírito de fraternidade exilou-se, está confinado às igrejas. Na praça pública e nas mídias, o Salvador é mencionado, quando mencionado, perifericamente.

      Reverta isso. Empenhe-se e faça tudo que estiver ao seu alcance para expandir o natal de Jesus Cristo.