19/12/2015

Advento / Natal 2015 - Dia 19

Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais
Dia 19


O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo ...

... Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.
Lucas 2, 10. 14


Sr. M chegou à padaria às 6h15min da manhã.  Alegre, dá bom dia aos funcionários, e, quando atendido, brinca:
-       Xiii, comecei mal o dia. Três moças bonitas ao lado e logo esse cabra feio correu para me atender!  Sai, mano véio! 
Risada geral.  Sr. M logo disse que era brincadeira e pediu a porção de pães.

Logo em seguida, alguém notou algo diferente, comentando.

-       As pessoas chegam cedo à padaria e, quando muito, dão um bom diazinho fraquinho.  O senhor chegou com essa alegria.  Obrigada!  Deve estar cheio da grana, brincou a funcionária.

Sr. M, então, sacou a oportunidade para um importante e brevíssimo comentário. 

-       Talvez muitos cheios de grana cheguem aqui sem esta alegria. O fato é que nós podemos escolher: ou levantamos tomando a decisão de vencer alegremente o dia, de bom humor ou entregar-nos fatidicamente à tristeza, pessimismo, rudeza etc.  Se eu escolher este, sou o maior prejudicado; se escolher aquele, terei mais chance de terminar o dia bem, mesmo com os desafios, desilusões etc.  Não acha ?
-       É verdade, respondeu a funcionaria, ainda com a padaria quase vazia.  O melhor é ser positivo. 
-       Mas, sinceramente, tem um fator importante, anterior à decisão de escolher começar o dia bem.
-       Qual é ?
-       Estamos na época do natal. Antes dos presentes e das comidas deliciosas, o natal significa o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, aquele  que veio ao mundo com uma missão específica: dar-nos salvação, libertação, cura e alegria.  Por isso, meu motivo maior, diariamente, é a alegria, porque nada é mais importante do que saber que sou filho de Deus, por causa da vida e obra de Jesus, esse que comemoramos o nascimento.
-       Amém. Glória a Deus! Respondeu em alta voz a funcionaria.  Viu, voltando-se para sua colega de balcão, eu tenho falado para você sempre: a vida com Jesus é sempre melhor. 

Sr. M deu um sorriso de concordância, despediu-se e foi saborear, em casa, o seu pão quentinho.


Neste natal, por que você não aproveita a oportunidade que, diariamente, o Senhor Deus lhe dá diante dos homens e aproveite para irradiar alegria, alegria natalina ?

17/12/2015

Natal 2015 - Dia 17

Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais
Dia 17


E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá oque há de reinar em Israel, e cuja origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miqueias 5, 2


Sim, o caminho de Deus, Criador e Soberano sobre tudo o que existe, para a restauração/reconciliação da criação com Ele, necessariamente, passa por aquele que veio ao mundo não para ser servido (Rei aos moldes humanos), mas para servir (aos moldes divinos), e dar o exemplo e a vida em favor de muitos.

Jesus nasceu com os valores invertidos. Se crescesse em palácio, seria admirado interesseiramente. No entanto, nasceu no seio da humildade. Cresceu sob os valores da compaixão, amor e poder servidor. Estabeleceu-se como a face de Deus no mundo. Não poupou esforço para que o homem, a partir do seu interior, entendesse o próprio pecado e inviabilidade. Entregou sua vida na cruz em substituição à nossa punição.  Ressuscitou para que vivêssemos com ele a eternidade.

Quem aceita e segue o Deus-homem, Jesus, o faz por inteira e profunda consciência: de si (pecador) e de Deus (Santo e Salvador).


Viva o verdadeiro natal de Jesus.


16/12/2015

Natal 2015 - dia 16

Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais
Dia 16

Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e lhe chamará Emanuel.”  Is 7, 14


Na história das religiões, certamente, não há nada que se equipare com a singularidade da relação entre o Deus de Israel/Igreja e seus filhos. 

Desde o início da narrativa sobre o começo de tudo (Gênesis 1-3), Deus apresentou-se como Aquele que caminha junto, relaciona-se, fala, conversa, repreende, exorta, ama, perdoa e lança mão de tudo para que o ser criado saiba quem Ele é e o que Ele faz.

O ponto máximo desta revelação foi a encarnação de Jesus. Veio para ser o rosto de Deus no mundo.

O profeta Isaías, séculos antes, previra a encarnação do Filho de Deus, e o apresentou como o detalhe único no universo: Deus em companhia com os homens, anunciando o seu título/nome: Emanuel, que significa Deus Conosco.

Por isso, nosso incentivo: Desfrute desta realidade, deste oferecimento divino.  Relacione-se com Deus, em intimidade, mediante Jesus Cristo, Aquele que veio ao mundo para selar, definitivamente, este presente de Deus.


Bom Natal!

15/12/2015

Natal 2015 - Dia 15

Groeninge Museum, Bruges

Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais
Dia 15


(Salmo Messiânico)

Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste.    Salmo 8, 6  (tb Hebreus 2,8) 


Aproxima-se o natal de 2015.  O cristão deve cumprir seu papel: alegrar-se, regozijar-se, celebrar a memória do nascimento do Salvador. 

A alegria cristã desta época brota dos locais mais profundos do coração, porque participamos do projeto de Deus para história: tudo converge para Ele, conforme sua vontade, no tempo, forma e ritmo que Ele determina.

A Bíblia apresenta uma só narrativa:  a Missão de Deus no mundo.  De forma totalmente diferente dos padrões humanos, Deus deu o domínio ao seu Filho, elemento reconciliador entre o Deus Santo e o homens pecadores.

Mergulhemos no espírito cristão do natal.



13/12/2015

Dia 40

Jornada de 40 dias
Uma Vida com Propósitos
Dia 40

Vivendo com propósitos

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do SENHOR. Provérbios 19.21

Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração. Atos 13.36


Destaques:
ü  Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade. Todo o resto é apenas existir.
ü  O que é uma Declaração dos Propósitos para sua vida?
ü  É uma declaração que resume os propósitos de Deus para sua vida.
ü  É uma declaração que aponta a direção de sua vida.
ü  É uma declaração que define o que é “sucesso” para você.
ü  O que será o centro de minha vida?
ü  É uma declaração que esclarece suas funções.
ü  É uma declaração que expressa sua FORMA.
ü  As cinco grandes questões da vida
ü  Qual será o caráter de minha vida?
ü  Qual será a contribuição de minha vida?
ü  Qual será a mensagem de minha vida?
ü  Qual será a comunidade de minha vida?
ü  Deus quer usar você

PENSANDO SOBRE MEU PROPÓSITO

 Reflexão:   Viver com propósitos é a única maneira de viver de verdade.

Memorizar:   Pois Davi [...] serviu aos propósitos de Deus em sua geração (Atos 13.36).


Meditar:   Quando irei parar para escrever minhas respostas às cinco grandes questões da vida? Quando colocarei meu propósito no papel?