16/12/2016

Conforme a tua vontade

Natalinas 5a.
 

 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? "
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
Pois nada é impossível para Deus".
Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.
Lucas 1, 32-38

Três destaques no texto acima:
-   “Seu Reino jamais terá fim”.
-   “Pois nada é impossível para Deus”.
-   “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Somos herdeiros e beneficiários deste dia. Aquele gracioso dia em que a sombra do Espírito Santo sobre Maria cumpriu a vontade de Deus.

Chegou ao mundo o Rei cujo reinado seria totalmente diferente e invertido, segundo a lógica e prática dos homens. Seu reinado não terá fim. E já começou, está em curso, mesmo que ainda sem a totalidade vindoura, mas em porções, conforme a oração do Pai Nosso.

Até hoje, conforme a experiência de Isabel, o Senhor Deus, em seu poder, invade a terra, segundo sua vontade, para mostrar que não existe impossível para ele. Aleluia! Quantos milagres até hoje! O mesmo Deus que visitou Isabel e Maria, hoje, visita-nos, segundo sua misericórdia e graça.

O exemplo de Maria é lapidar. Provavelmente, ou com toda certeza, está ausente em nosso cotidiano tamanha fé: “ ... aconteça comigo conforme a tua palavra.”  Por outras palavras: tenho meu pensamento e vontade, mas eu quero que seja conforme a tua vontade.  Será que por este exercício de fidelidade não evitaríamos tantas dores ?


14/12/2016

Muito Favorecida

Natalinas 3a.

Botticelli


O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, muito favorecida! O Senhor está com você! "
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Lucas 1, 28-30


Situação insólita! Não é comum receber um anjo no quarto ou sala de estar ou mesmo na cozinha!

Aquela menina moça ficou embaraçada e com certo temor. Seu costume era, diariamente, ver com seus próprios olhos os parentes, amigos, vizinhos.  Agora, diante dela, um ser incomum invadira seus aposentos.

Creio que as palavras de Gabriel foram doces e suaves, revelando quem ela era diante de Deus. Que alegria do anjo! De fato, Maria não sabia direito quem ela era, não tinha idade para sondar sua consciência biográfica, provavelmente não tivera oportunidade nem necessidade de vasculhar sua alma, para entender as razões do seu coração.

No entanto, diante de Deus, para Deus, Maria foi a mulher dentre todas as mulheres escolhida para abrigar em seu ventre o Salvador.  Alguma coisa de especial essa moça tinha.  Não pelos seus méritos de ações altruístas, ou coisa parecida. Mas, de fato, pelo que Deus testemunhou como era seu coração, seu interior. Nosso interior é a zona mais fácil de ser burlada, falseada, dramatizada, teatralizada.  Maria foi contada como fora do comum.  Não que não tivesse pecado.  Talvez porque a maldade (um exemplo) não habitasse seu coração.

Lá estava o anjo das boas notícias entregando o carinho de Deus àquela que poderia ser contada por qualquer pessoa como improvável.

Gabriel tratou logo de reverter o medo natural de Maria. “Não tenha medo!”.  Não havia motivo para medo. O enviado veio em missão de paz.

Não temas!, você foi notada por Deus”. O Senhor, soberanamente, agradou-se dos seus pensamentos, intensões, fidelidade, bondade, humildade.  Sim, o Senhor tem prazer nessas pessoas. Lembro-me do profeta Isaías:
 Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”.

Esses estão abertos às misericórdias e graça do Senhor.  São solícitos e receptivos, desobstruem seus ouvidos e abrem seus olhos ao que chega gratuitamente de Deus.

Maria, sem expectativa de nada, exceto de um casamento comum, recebeu a missão mais nobre da face da terra. Por isso, a mais bem-aventurada de todos os tempos.



13/12/2016

O Anjo Privilegiado

Natalinas 2016 -  2a. 

... foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
Lucas 1, 26-27

Está na hora, chegou o tempo, disse o Criador e Soberano.

A corte celestial parou tudo. Os olhares angelicais voltaram-se para o Irradiador da voz determinante. Volta e meia, ao longo do tempo criado, a voz da Autoridade Suprema e Perfeita emite uma ordem benéfica. Até hoje.

Gabriel ouviu o chamado. Que privilégio! Recebeu a missão de anunciar o início da transformação radical dos que se perderam, distantes do Senhor.  Só isso: ouvir a mensagem de Deus e retransmiti-la. Partir da esfera celestial e rumar para a terra. Seu destino era um lugar sem eira nem beira, um canto de mundo, sem expressão, sem nome importante, sem ostentação, sem encanto. Poderia ser Jerusalém ou Roma ou ...  Não, apenas um buraco chamado Nazaré.

Uma mensagem tão importante e a destinatária seria uma jovem pobre, recém-casada, sem títulos ou linhagem real.  Provavelmente, Gabriel ficou aturdido, olhando uma moça pobre, sem instrução, recebedora de tão precioso comunicado.  No entanto, com certeza, o anjo dos anúncios determinantes depositou a total confiança no Emissor da mensagem: Ele sempre faz tudo com precisão.

Teria de ser um anúncio fora dos palácios, dos títulos honoríficos, das engrenagens religiosas, dos ritos e das riquezas.

Somente uma virgem sem muita idade, junto com seu esposo trabalhador braçal, poderia, pela simplicidade e despretensão, receber tal visita.  Não tinham nada a preservar, a defender, a inventar, a se agarrar, a prestar ferrenhamente fidelidade aos ídolos, inclusive dos próprios corações.

Somente um Deus assim sabe o que faz.  O anúncio sobre o Salvador receberia guarida numa doce, fiel e amorosa jovem.

Tenha um dia abençoado e mergulhe no espírito do nascimento do Salvador.



12/12/2016

Natalinas 2016 - 1a.


E disse-lhes: Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.
E , começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as escrituras.
Lc 24, 44 e 27, respectivamente.


Graça e Paz!
Um grande equívoco acontece sempre quando deixamos de ler e estudar a Bíblia sem a visão do quadro inteiro, ou, por outras palavras, sem o entendimento de que se trata de uma narrativa com início, meio e fim, ou, ainda, passado, presente e futuro, tudo dentro do mesmo quadro.

Por isso, muitas vezes, os versículos e passagens tornam-se como “amuletos”, apenas para garantir e abonar o que desejamos no momento, para satisfazer algo de nossa necessidade, sem se importar se aquela passagem refere-se, obrigatoriamente, ao que estamos interpretamos.  A interpretação da Bíblia, do ponto de vista protestante, é livre, pero no mucho.

Uma das chaves de interpretação, de entendimento correto, é considerar que desde a queda do homem no Jardim do Éden (Gênesis 3) até a consumação final, vislumbrada no livro do apocalipse, Deus, em sua infinita bondade e amor, apesar da ira pela desobediência, pelo pecado do primeiro casal, ofereceu a solução para o homem, já que ele jamais poderia produzir a solução quanto ao seu drama existencial: providenciou a vinda do seu Filho, como oferta substitutiva à nossa condenação.  O ato da cruz é a maior demonstração de amor de alguém pelo outro, seja ele quem for.

Por isso, ao longo da Bíblia, devemos sempre cavar para ver a oferta maravilhosa de Deus na pessoa de Jesus Cristo, o Messias. Se a Palavra de Deus for lida e recebida assim, além de ficarmos extasiados pelo quadro geral, veremos a profundidade do amor/misericórdia/graça de Deus em nosso favor. Jesus nasceu para demonstrar quem é Deus Pai.

Por isso, Jesus desvendou os olhos dos dois amigos pelo caminho até Emaús, conforme passagem Bíblica acima.

Tenha um dia abençoado.  



https://youtu.be/tvhhqrrBCp8