19/06/2008

Finda-se este dia


Guardo um sonho em meu coração. Talvez um dia produzir um podcast ou vídeo, semanal, com breve comentário sobre o final do dia, tendo como fundo musical o belíssimo hino Oração da Noite.

A raíz deste estado onírico encontra-se lá na minha infância, tempos em que o rádio era a peça tecnológica da casa, meio pelo qual tomávamos conhecimento do Brasil e do mundo. Toda noite, mamãe sintonizava a estação e ouvia um comentário pequeno, que terminava com o hino. Este santo vírus penetrou em minha mente, instalou-se escondido em algum escaninho do cérebro e está lá, enviando mensagens de lembrança.

Em tempo, minha infância foi nutrida por duas sólidas presenças: 1. meu crescimento e minha apropriação do mundo gravitavam em torno da Bíblia: pelas histórias, pelas citações, pelas lições, tanto na igreja como em casa; 2. o testemunho dos meus pais foi impecável. O rigor ético familiar sempre veio socorrer-me nas horas, quando jovem/adulto, inclinava-me para a "roda dos escarnecedores".

Agora, 51 anos depois, não tenho dúvidas de que findar cada dia na presença e na trilha do Senhor, produz um sono tranqüilo, apaziguado, reconfortante.

Enquanto a produção não vem, fique com duas dicas: primeira, faça de tudo,durante o dia, para andar na presença do Pai; segundo, fique com o hino, talvez ele também se instale em algum recôndito da sua mente, para o seu bem, claro.

Tenha uma doce e serena noite.

168 Oração Da Noite - 168 Oração Da Noite


Amizade

Porque somos amigos, uai!

Não pedimos nada em troca
Não dependemos
Não olhamos atravessado
Não desconfiamos
Não concordamos sobre tudo
Nao discordamos sobre tudo
Não temos o impedimento da distância

Somos amigos, uai !

Concordamos com a beleza, a poesia,
a canção, o vinho, o malte, a literatura
Cremos no mesmo Deus
Potencializamos nossos dons e talentos
Amamos nossas famílias, babamos pelos nossos filhos
Gostamos de criatividade
Preservamos a tradição
Renovamo-nos pela oração

Seremos sempre amigos, uai !

Pela graça de Deus
Porque nossos olhos brilham
Porque a riqueza está sempre no amanhã
Porque ele não me esquece
Porque ... ora, porque nutrimos o que permanece:
A velha, nova, imprescindível e sempre sadia amizade

Para o meu amigo Ronaldo Martins, que só tem um defeito:
Não mora em São Paulo, que é a sua cara, seu jeito e de acordo com sua natureza.
Enquanto ele não vem, falamo-nos por telefone, e-mails e entre mesas de restaurantes.


 Milton Nascimento - Canção da America







17/06/2008

Cool it - Não deixe de ler



O movimento ambientalista/Aquecimento Global tem intrigado minha mente nos últimos tempos. Após assistir Uma Verdade Inconveniente, de Al Gore, e ler o livro, fiquei desconfiado de algumas coisas, sobretudo analisando as histerias hiperbólicas. Também, passei a desconfiar dos grupos que alardeiam a "catástrofe do dia seguinte".

Comecei a pesquisar e deparei-me com o fato de que, embora o aquecimento seja fato, inclusive pelo dedo humano, a comunidade científica divergia quanto ao tamanho, origem e conseqüências.

Hoje, terminei de ler um maravilhoso livro que acaba de ser publicado: Cool it -Muita calma nessa hora!, de Bjorn Lomborg, ed. Campus. Caso você goste do tema ambientalismo, não deixe de ler esta obra. Você irá se surpreender. Nunca mais você terá a mesma visão sobre o Aquecimento Global, afastando-se um pouco da tirania do movimento catastrofista, que tem muita intensão escusa por trás.

Boa leitura!
Caso queira mais uma dica, ouça Blue in Green, de Miles Davis, do monumental disco Kind of Blues :

Miles Davis - Blue In Green

16/06/2008

VOCÊ É ILUMINADOR ?

Vós sois a luz do mundo
Mt 5,14

Ontem, na igreja, refleti sobre o texto do evangelho de João 8, 12, quando Jesus disse que era a Luz do Mundo. Terminei a mensagem, 25 minutos depois, mencionando o versículo do evangelho de Mateus 5,14, dizendo que (inevitavelmente), nEle, somos a luz do mundo.

Irradiar a luz de Cristo é um mandamento. Só irradiamos quando vivemos nEle e para Ele. Irradiar a luz de Cristo tem um alvo: o seu redor. Ter como alvo o seu redor é levar em consideração o que você pode influenciar e contribuir para um momento melhor. Contribuindo e influenciando, na perspectiva de Cristo, muitos serão agraciados e você experimentará uma deliciosa satisfação.

Não, por favor, nem pense em coisas grandes. Pense nas três palavras: simples, pequeno e possível. Se você não complicar, estará livra para executar o que for mais fácil e simples. Ações pequenas são exeqüíveis, sem desculpas para efetuá-las. Quem empreende o impossível fica onde está, e logo vem a frustração. Faça o que estiver ao seu alcance, e vá incrementando aos poucos.

Então, avalie o seu redor, identifique as necessidades, planeje ações de intervenção (nem que seja apenas um sorriso, um abraço etc), seja solidário, contribua, faça algo por alguém, não espere retorno, beneficio pessoal. Faça, porque você pode e deve ser iluminador.

Volto à pergunta: Você é iluminador ? Pense desse jeito: Ao meu redor, o que Cristo faria para melhorar e beneficiar as pessoas ?

Não me venha dizer que é difícil, por favor!

Ilumine, tal como Cristo espera de você.

Tenha uma semana abençoada.