13/06/2008

PERDEU

Primeira cena: cruzamento da rua Bahia com Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, MG.
A mocinha, uns 17 ou 18 anos, de camisa vermelha, cara de Guevara como estampa e iniciais do Partidão (Partido Comunista), panfletava no sinal. Recusei o panfleto, óbvio, e perguntei-lhe de chofre se ela conhecia a biografia de Guevara, se ela poderia me dizer os benefícios do comunismo. Sua resposta: “o comunismo é o sistema mais justo, igualitário, o ideal para qualquer sociedade”; “Guevara fora um dos combatentes heróis de Cuba para implantar a justiça social”. Não perguntei, mas ela emendou: “nossa luta é para derrubar o sistema capitalista que ... bla-bla-blá”. Desejei-lhe crescimento. Quase declarei: “Tá amarrado, em nome de Jesus ...”, como não sou do tipo, segui adiante quando o sinal esverdeou-se.

Segunda cena: restaurante italiano no Bexiga, SP.
O pastor amigo declarava amores por Cuba, seu ideal de país. Perguntei-lhe sobre quais eram as vantagens de Cuba, sobre a falta de liberdade e, também, sobre os fuzilamentos. Respondeu-me que tudo fora resultado do contexto, que Cuba tinha um inimigo, bloqueio etc .... blá-blá-blá. Temi pelo seu pastorado. Recomendei estudo sério sobre a matéria.

Cuba sempre foi uma farsa, assim como todo e qualquer comunismo é uma farsa. Em todos os sentidos. A história já comprovou.

Agora Cuba acaba com o salário igual para todos; assim como acaba, aos poucos, com o controle estatal da economia, que nunca deu certo, nunca dará.

Perdeu, como perderam todos os comunistas. Hoje, eles, em outras paragens, inclusive por aqui, andam disfarçados, mentindo descaradamente, usando outras táticas.

Eterna luta. Mas que perdeu, perdeu. Só que agora, com as reformas de cunho capitalista, a ilha prosperará, ainda que a passos lentos. Ao longo do tempo sua derrota será configurada em vitória, com certeza, para o povo.

Caso queira uma leitura rápida e precisa sobre Cuba, leia Provas de Contato, de Raúl Rivero, ed. Barcarolla.



Bem, agora, uma amenidade: ouça Ibraim Ferrer, um respeitadíssimo músico cubano:

www.mp3tube.net/musics/Ibrahim-Ferrer-Vocal_-Buena-Vista-Social-Club-Dos-Gardenias/132409/">Ibrahim Ferrer (Vocal)_ Buena Vista Social Club - Dos Gardenias

11/06/2008

Na 149, desabei

Alçava meu coração ao Senhor, e Ele o cumulava com o seu amor e perdão. A permanência no banheiro transformou-se numa bênção pela qual eu seria grata para sempre. Mesmo que meus pais tivessem perecido lá fora, eu jamais seria uma órfã. Renascida naquele banheiro, era a filha amorosa de Deus, meu Pai.”
Immaculée Ilibagiza

Tenho comentado a enxurrada de livros fúteis, aqueles que obstruem o investimento de tempo no verdadeiro exercício de aprendizado. É simples, passe pelas gôndolas das livrarias e verás. Confesso que o alento está nas reedições de antigos clássicos. Já é uma grande vitória.


Quando soube do livro Sobrevivi Para Contar (O poder da fé me salvou de um massacre), de Immaculée Ilibagiza, algo me impeliu para comprá-lo imediatamente. Isso acontece com alguns livros, por exemplo, o fabuloso Dedique-se de Coração, de Howard Schultz, criador da Starbucks.

Normalmente, leio um livro por semana, mas, a história de Immaculée tomou-me apenas 24 horas. Trata-se da história de uma cristã sobrevivendo ao massacre dos Tutsis em Ruanda, África, na década de 90, um dos mais sangrentos, e uma das mais sórdidas omissões da comunidade internacional.

O que destaca nesse depoimento é a fé de uma cristã. Uma fé para sobreviver. Quando cheguei à página 149, confesso, desabei em choro, exatamente às 7h25min desta manhã, na sacada do gabinete pastoral, secundado pelo friozinho matinal e o canto dos pássaros. Dali até o final, às 9h20min, meus olhos lubrificaram-se sobejamente, minha face foi lavada pelas gotas da solidariedade: esta mulher é um exemplo tipicamente bíblico. E mais, foi ajudada, e salva, por um corajoso pastor protestante.

Não deixe de comprar esse livro. Fará bem à sua alma, ao seu coração, nutrirá sua fé, deixará você constrangido diante da inércia, verá como a fé remove montanhas. Encontrará uma história real de fé, coragem, vida, amor e, sobretudo, de perdão.

“Meu corpo definhava, mas minha alma nutria-se da relação cada vez mais profunda com Deus. “
Imaculée Ilibagiza


Sobrevivi para Contar. Immaculée Ilibagiza. Ed. Objetiva, selo Fontanar,2008.

Para saber mais sobre Ruanda:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Genoc%C3%ADdio_de_Ruanda)



Assista o DVD Hotel Ruanda. Procure-o em sua locadora:




Somente a Mensagem da Cruz produz uma vida como a de Imacullé.
Ouça e agradeça a Deus :


Classicos em Adoração - Rude Cruz

09/06/2008

Saudade da Aretha


Não custa nada ouvir uma boa música:
 Aretha Franklin - Son of a Preacher Man

Bom dia, segunda-feira!

Em busca da alegria

O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
Provérbios 17,22


Conheço muitos que estão exauridos. Com ou sem razão, atormentam-se e são escravos do que lhes consome: perda, falta de perspectiva, doença, frustração, sem trabalho, sem amizade etc, não importa, estão secos.

São pessoas que precisam de ajuda e de um pouco de esforço próprio. Caso seja o seu caso, você precisa de: 1. Reconhecer honestamente sobre o seu estado, sem máscara; 2. Crer que Deus pode lhe ajudar; 3. Tomar iniciativa, dar o primeiro passo, em busca de ajuda; 4. Procurar alguém que realmente possa lhe ajudar; 5. Insistir na busca, apesar dos obstáculos.

A experiência do apóstolo Paulo cai como uma luva para você (leia Filipenses 4, 4-13). Ele aprendeu a viver, sobreviver e sair de qualquer dificuldade (sofreu mais do que qualquer um de nós), porque sua alegria estava depositada na pessoa certa, pelos motivos certos, em toda e qualquer hora. Seus ossos jamais secaram.

Vá e proceda de igual modo.
Revdo. Mauro Meneguelli

08/06/2008

Jornada pela Liberdade - imperdível !



Sugiro-lhe o DVD Jornada pela Liberdade, sobre a luta incansável do evangélico William Wilberforce. Na Inglaterra do século 18, ele, fundamentado em sua vida de fé cristã, lutou por 20 anos no Parlamento Inglês, pela lei que aboliria a escravidão na Inglaterra. Procure na sua locadora.


Aproveitando, você verá o início da já universal música Amazing Grace, que William Wilberforce canta, num momento de grande emoção.

Caso queira, copie o link abaixo e aplique-o em seu navegador, entrando no YouTube, e assistindo uma das maravilhosoas versões atuais.

Copie: http://www.youtube.com/watch?v=DMF_24cQqT0

Bom filme, boa canção!