27/10/2014

Errar menos


      Errar menos

É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens.
Atos 5, 29

Errar é humano.  Quantas vezes já pronunciamos esta frase ? Seja para defender-nos ou para consolar alguém. Sim, não há dúvida, estamos sujeitos aos erros, inevitavelmente.

No entanto, uma atitude é requerida de cada um: preocupar-se com o dever de errar menos. Errar menos é da nossa alçada, responsabilidade. 

Tentar errar menos é o programa de conhecimento e esforço de cada um. Tudo começa com uma certeza: temos a tendência ao erro, seja por ignorância, burrice, açodamento, impetuosidade, falta de cálculo, vantagem indevida, defesa etc e etc.  Nossa natureza está escancarada ao erro (aos acertos, também, graças a Deus), e, muitas vezes, erros que marcam bem fundo podem nos acompanhar pelo resto da vida.

Como a vida é, por outro lado, complexa e maravilhosa, uma decisão certa pode configurar o caminho da sabedoria, aquela que vai pavimentar a estrada da vida com menos erros.

Trata-se de contar com um Mentor, Aquele cujo ser é perfeito, conhece-nos e dedica, diuturnamente, esforços divinos para nos orientar.  Tem autoridade para isso, pois é o nosso criador e uma de suas qualidades é derramar amor em nosso favor.

Nós o conhecemos pelo que Ele nos revelou, sua infalível Palavra, que está contida na Bíblia.  Lá está escrito, por mãos de um dos agraciados, que: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos”(Salmo 119, 105). Isto implica reconhecer quem nos orienta, porque Deus tem todo interesse em ser o nosso Guia, quem aponta e conduz pelos caminhos seguros,  e conforta-nos saber disso pelo simples e irrefutável argumento: Ele é o nosso Pai, nós somos os seus filhos.  

Por fim, uma decisão inteligente, que nos levará a errar menos (nunca totalmente), é conhecer a vontade de Deus para nossa vida. Submeter-nos à orientação dele é uma atitude de sabedoria, porque, certamente, minimizaremos os erros produzidos em série, aqueles com os quais somos aprisionados por ilusões de autocontrole.


Tenha uma semana abençoada.