22/07/2008

Sou um curioso. Se quiser, ávido por novidades. Onde houver algo de novo, útil para mim e meu trabalho, estou examinando, onde for, onde eu puder ir.

Conheço muitos que simplesmente deixam a vida passar. Pararam no tempo, na era da velocidade de informação e conhecimento. Esses, quase que invariavelmente, atribuem a terceiros a causa de seus fracassos e desatualizações.

Dois exemplos de como fico exastiado com o que é bom:
1) ontem, segunda-feira, fui participar de um seminário com o Pr. Rick Warren, em SP, no Credcard Hall. Cremè de la cremè, como se diz, verdadeira nata dos deuses, na expressão popular. Palestra/conversa de mais de quatro horas: bíblico, prático, sensível, objetivo, focado na missão do evangelho, contemporâneo. Não é por menos que ele e sua igreja influenciam muito. Rick deu-me injeção de ânimo, aprendi com ele que meus cansaços e minhas decepções nada são diante da graça que há em Cristo, da missão que o Pai me confiou. Reforçou-me, por coincidência ou providência, no que mais estou pesquisando atualmente: captação e treinamento de líderes da igreja local. Sua palavra nesta área arrepiou-me.

2) Hoje eu comprei, como sempre faço, a edição da Harvard Business Reveiew - Melhore sua vantagem competitiva. Quanto conteúdo maravilhoso! Deleito-me com leituras sempre com os olhos nas possibilidades de abastecimento da Igreja de Cristo.

Honestamente, quer saber, agradeço a Deus duas vezes, à noite e no fim da madrugada, quando acordo. Agradeço por ser um voraz consumidor de conhecimento, de novidade, sempre pensando em otimizar o meu trabalho pastoral, sempre pensando em entregar excelência às minhas ovelhas, aos meus queridos. É o mínimo que posso fazer.


Se for do seu interesse ...

21/07/2008

Uma questão de seleção

Bom dia, segunda-feira !

Ontem, uma irmã de fé muito querida, comentou comigo sobre uma idéia: e se um dia as televisões só veiculassem notícias boas ? Notícias de sucesso, de solidariedade, de ética, de boa vontade, de empreendimentos criativos e úteis etc.

De fato, acabo de assistir ao jornal matutino local, só notícias ruins. O que poderia explicar esse consumo por tragédias ? Deixa para outra ocasião.

Mas, aproveitando, tento sacar uma possibilidade: quanto mais você é abastecido por notícias ruins, sem propósito, sem edificação, que não constroem, que não ensinam, que não motivam etc, mais você será incapaz de proferir palavras e ações que contribuam para o seu redor.

Então, no mundo de zilhões de informações, escolher o que ver, o que ler é uma questão importante e fundamental na sua formação mental, com repercussões em todas as áreas da vida.

Faça uma avaliação semanal do que você vê e lê. Faça também uma avaliação do que você pensa a respeito dos grandes temas da vida. Faça uma avaliação da sua fala, como está o conteúdo do que sai da sua boca. Para ajudar, você deve responder as seguintes perguntas: 1) Estou aprendendo algo de útil, semanalmente ? 2) Tenho a preocupação de avaliar, selecionar as informações que recebo ? 3) Minha bagagem cultural e de sabedoria está beneficiando as pessoas ao meu redor ? 4) Conscientemente, tenho a preocupação de rejeitar o que é lixo para a minha mente ?

Eu espero que você esteja atento nesta semana. Nossa vida é muito curta. Fomos criados por Deus para fazer diferença neste mundo. Não podemos perder tempo com bobagens.

Como disse o Senhor para Abrão: "Sê tu uma bênção!", receba a mesma ordem. Edifique-se selecionando o que entra em sua mente.

Tenha uma semana abençoadíssima.

Revdo. Mauro Meneguelli