29/03/2018

Semana mais importante do ano



Quinta-feira Santa



Se o cristão não praticar a revolução do amor de Jesus, que é totalmente contracultural, para todas as épocas e lugares, não entendeu o chamado, ainda não sabe o que significa ser Igreja e jamais imitou Jesus. É simples assim.

Leitura para a Quinta-feira Santa. Se praticada pelos cristãos, muda o mundo ao redor.

Evangelho de João, 13, 1-17 e 31.35:
Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.
Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;
assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.
Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? "
Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".
Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "
Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.
Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?
Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou.
Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem".
Depois que Judas saiu, Jesus disse: "Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele.
Se Deus é glorificado nele, Deus também glorificará o Filho nele mesmo, e o glorificará em breve.
"Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir.
"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros.
Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros".

26/03/2018

Oração semanal pela cidade


Oração pela cidade

Amado, Precioso e Bondoso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, iniciamos o dia declarando nossa alegria por pertencer ao, Senhor, Deus da Vida.

Apresentamos nossas mentes e corações como oferta de amor ao Senhor nesta semana. Sabemos que se não ofertamos ao Senhor, algo ou alguém será soberano sobre nós, mesmo sem a mínima percepção dos nossos olhos.

Entregamos diante do teu Trono quem somos: orgulhosos, soberbos, transgressores, pecadores, distantes, pela nossa natureza, dos conselhos e imperativos do Senhor, todos contidos na Tua Palavra, a Bíblia.  Por isso, Senhor, perdoa-nos!  Que tenhamos a coragem de investigar e cavar bem fundo, e abrir os escaninhos do nosso ser, dos segredos bem guardados, aqueles que temos medo e vergonha de lembrar e expô-los à luz.  Perdoa-nos, tenha misericórdia!

Ajuda-nos, Deus da Vida e da Justiça, a crescer o interesse pela nossa cidade.  Na verdade, nossa tendência até aqui é o isolamento, vivendo, ilusoriamente, atendendo aos próprios interesses, e, em escala mínima, os que nos rodeiam.  Desperta-nos para que modifiquemos nossos olhos e vejamos as necessidades da cidade, priorizando a oração e ações concretas em favor do bem comum, de todos os que pudermos beneficiar.

Dê-nos coragem para denunciar e testemunhar, com nossas próprias ações e palavras proféticas, a epidemia de mau-caratismo, falta absoluta de ética e a degradação moral que assola nosso país e cidade de ponta a ponta.

Senhor, revitaliza-nos nesta semana chamada santa, a Páscoa, para que a narrativa salvífica ecoe por todos os cantos da cidade, subvertendo a cultura cética ante o cristianismo, que, para nossa tristeza, abre avenidas largas e descontroladas para todo tipo de comportamentos e influências contra a rica e inestimável herança judaico/cristã.

Ajuda-nos a viver a Páscoa com profundidade e intensidade.  Assim, nosso testemunho será fiel e efetivo.

Em nome de Jesus, na unidade com o Espírito Santo.
Amém!