03/01/2009

Israel-Hamas 1

Todos os lúcidos e homens de boa fé deste mundo desejam a paz. Ela ainda não foi alcançada na região de Israel-Palestina por várias razões, entre elas por uma inequívoca: grupos islâmicos/palestinos/árabes são fidelíssimos ao seu mais alto propósito: a destruição completa de Israel.

A quem se dê o trabalho de rastrear a agenda desta querela, há de verificar, com farta documentação, que Israel está disposto a aceitar a existência de dois Estados na mesma região. Até hoje, isso não foi possível pelo fato dos palestinos (instigados e financiados por outros países) não aceitarem a proposta, que é mediada e incentivada por inúmeros países ocidentais, cujo benefício seria amplo, com vistas à soberania dos dois povos.

Ganhariam todos: Israel (conseguiria a paz para sua população), Palestinos (pela cooperação e até mesmo financiamento de Israel e outros países, deixaria sua miséria e cresceria economicamente), todos os países ocidentais, que tudo fazem para que haja paz.

Para quem não sabe, o Hamas rompeu a trégua acordada por seis meses lançando mísseis contra cidades do sul de Israel. Até agora, e isso fácil de rastrear, Israel não respondia na medida exata para estancar essas agressões e defender seu povo. Como diz o ditado popular, "um dia o caldo entorna".

02/01/2009

Dica: Café dos Maestros


Um verdadeiro presente no dia 30 de dezembro. Eu conto. Estava lendo a fresquíssima edição do momumental Irmãos Karamazov, de Doistoievski, ed. 34, embevecido, como sempre, com a narrativa do maior autor russo, quando fui tomar um cafezinho na cozinha. Ao voltar, dei uma passadinha no computador, e, sem nenhuma intenção prévia, olhei a programação de cinema. Rolando as páginas, deparei-me com nota sobre um encontro de mestres de tango. Filme produzido na argentina, meio parecido com o também fabuloso Buena Vista Social Club, apresenta o encontro dos mostros sagrados que fazem miséria com o bandoneón, piano etc.
Deu-me uma vontade imensa de ir ao cinema e conferir. Fechei o livro, pedi licença ao mestre que mais capturou a psicologia humana, boa e má, e parti para a sala escura.

Vou resumir: encantei-me. Confesso que em algumas cenas, capturadoras dos arroubos musicais do instrumento por excelência das bandas do Rio da Prata, senti meus olhos marejados. Que alegria! Que alimento para nossos escaninhos musicais mais sensíveis.

Pois é, eu indico: corra ao cinema e assista Café dos Maestros. Depois me diga se estou errado ?