18/11/2016

5o. dia - Ego Transformado

Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras
21 dias de Oração e Jejum


5º. dia  -  Ego Transformado




As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Lamentações de Jeremias 3, 22-23


Anos e anos atrás, eu pensava que era um homem bom. Esta enganosa “certeza” tinha como fonte o meu ego.  Olhava para mim, contabilizava erros e acertos, segundo minhas regras, e ficava satisfeito. Ao mesmo tempo, carimbava como juízo de Deus: Ele é um homem bom. 

Isso mesmo o que você leu: na verdade, eu determinava o próprio julgamento de Deus.  No meu coração enganoso, colocava na mente de Deus a consideração de que eu era bom.  Tudo isso girava a partir da minha perspectiva egoísta, quando me colocava no centro e no comando das decisões e dos valores.

Os anos foram passando e fui agraciado pelo Espírito Santo de Deus, não sem queda e dor, impelindo-me para estradas vicinais da vida, onde os caminhos são tortuosos, esburacados, instáveis e inseguros. Nada de tão terrível, mas o suficiente para parar um pouquinho na beira da estrada da alma, sentar-me e dar chance ao Espírito, porque, companheiro de sempre, reclamava de solidão em relação a mim.

A primeira lembrança, sacada do baú empoeirado da alma, foi a vida de Davi, o grande rei, homem considerado segundo o coração de Deus.  Ali, nos tesouros dos salmos, escritos com lágrimas e sangue, pude ver o quanto Deus ama seus filhos, seus queridos filhos.  Ele fazia questão de cavar fundo para conhecer as intenções do coração.

Dito e feito, abandonei a superfície da vida e mergulhei no campo minado e incerto das ilusões do coração. Precisava me conhecer de verdade, retirar a capa protetora, aquela que escondia meu verdadeiro ser. 

Não, não foi fácil (e ainda continua) descobrir que no fundo, eu não era esse homem bom, disfarçado, construído, teatralizado, sempre procurando um enredo de vida que fosse conveniente às próprias vaidades.  O mais terrível e assustador (no entanto, o mais libertador), de fato, foi achar-me em autoengano.  Eu enganava a mim mesmo descaradamente.

Não, sinceramente, não tinha delitos maiores, apenas fui descobrindo que meu índice de compaixão e misericórdia pelos outros era baixíssimo; que meu amor pelo próximo beirava, escandalosamente, a teoria; que meu perdão era superficial; e, o mais grave de tudo, não dependia de Deus, embora portador de vocabulário e argumentos religiosos.

Deus é bom e fiel.  Esborrachado no chão da realidade, lembrei-me de pedir por socorro. Nos gritos e choros da minha alma, o Espírito de Deus foi conduzindo-me, suave e docemente, para os braços do Pai.  Pude dizer: “Pai, pequei contra o Senhor, contra mim mesmo e contra os que me rodeiam, tenha misericórdia de mim.” 

Não existe preço para os encontros com Deus. Eles são pessoais, únicos, singulares, inalienáveis, intransferíveis.  Veio à minha mente que as misericórdias, os amores e a graça dele são inesgotáveis, renovam-se a cada manhã. 

De lá para cá, sinceramente, continuo na árdua, difícil e muitas vezes derrotada luta contra mim mesmo, contra esta natureza corruptível e enganosa (sempre). Mas é o preço que pago pela condição humana. Mas uma coisa permanece: a cada manhã eu conto com as misericórdias renovadas. Porque se há um aspecto na vida humana que devemos vigiar e renovar a cada dia, sim, este é o ego, este incansável carrasco que dia após dia insiste em nos levar a pensar que somos ...  super-homens ou super-mulheres.  E ego sem estar cativo por Jesus, sem estar dominado pelo evangelho, dirige-nos para as maiores armadilhas, ainda que estejamos sorrindo e batendo o pé, enaltecendo-nos como bons, muito bons.

Aproveite, e aproveite bem, esses dias de oração e jejum. Permaneça firme e ligado, plugado, atado ao propósito de derramar-se na presença de Deus.  Examine-se a cada dia, separe um tempinho para isso. Não fuja, não desdenhe. A experiência da presença, graça e misericórdia de Deus não tem preço.  Geralmente, ela vem devagar, aos poucos, preenchendo-nos, gota por gota.

Tenha um dia abençoado, na certeza de que as misericórdias de Deus sobre você renovam-se a cada manhã.  Tome posse disso!

Nota:  Eu o convido para o próximo domingo na IPJO, às 11 horas ou 18h30min, quando minha mensagem será exatamente sobre esse tema: Ego Transformado.




Nenhum comentário: