
Noiva do Cordeiro é o título de um documentário produzido pelo canal por cabo GNT. Trata-se da história de uma comunidade encravada distante 120 km de Belo Horizonte, MG, no Município de Belo Vale, que apresenta uma característica insólita: cresceu a partir de um casarão, cujo casal vivia amasiado, e por isso, excomungado pela Igreja Católica, e por isso discriminado pelo povoado.
Se você assistir o documentário, ficará surpreso com a história de superação: do isolamento, preconceito e mentiras.
Mas, o que mais me afetou, foi o caso do nome da comunidade e o resultado da ignorância do seu líder. Nos anos 40, apaixonado por uma das mulheres, um pastor pentecostal e fundamentalista, mudou-se para a localidade e fundou uma igreja evangélica chamada Noiva do Cordeiro, daí o nome do povoado até hoje.
O caso é demonstrativo de quando uma religião evangélica, equivocada nos seus costumes e preceitos, pode contribuir negativamente. Aos poucos, por causa da rigidez absoluta quanto aos costumes e exigências dos exercícios espirituais, as pessoas foram se desgostando da igreja, do seu líder, até ela simplesmente acabar. Hoje, eles não têm igreja, crêem apenas em Deus, ao seu modo, sem nenhuma orientação e pastoreio.
Não deixem de assistir. O documentário é muito bom. Procurem na programação do GNT as reapresentações: ww.gnt.com.br.