18/08/2008

Bom dia, segunda-feira!

Vem e Segue-me

... vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
(MT 19, 21-22)


O jovem respeitava Jesus, pois o chamou de Mestre. Ele ainda tinha a convicção de que as obras é que davam acesso à vida eterna. Mas a dúvida pairava dentro de sua mente. Perguntou ao Mestre: “o que me falta fazer de bom para alcançar a vida eterna ?”

Jesus apresentou o check-list dos mandamentos. Tudo ok. Mas ainda faltava algo que transcendia o cumprimento da lista: aquilo que dirigia sua vida.

Jesus, aproveitando a oportunidade, confrontou o jovem naquilo que subterrâneamente o aprisionava: pediu para que ele se desfizesse de suas propriedades.

Mas o cerne do diálogo de Jesus com o jovem não estava no fato da venda de suas riquezas, nem na vantagem dos pobres pelo benefício das ofertas. O alvo do diálogo e o que havia de mais importante para a vida do jovem, sem dúvida, seria a disponibilidade para seguir e servir: “faça isso, depois, vem e segue-me.

Há o perigo de você se apegar a alguma coisa, seja o que for, e aquilo ser a verdadeira barreira, as correntes que o impede de ser verdadeiro seguidor do Mestre. Para o jovem, assim como para você, o verdadeiro teste tem um nome: discipulado.

Ser discípulo, aluno, seguidor, imitador é o seu alvo como pessoa.

Mas o jovem era cativo de suas riquezas. Suas posses abriam um fosso profundo entre ele e Jesus, impedindo-o de ser seguidor, discípulo.

Não, não se trata somente de riquezas, porque pode ser qualquer coisa que o impeça de seguir o Mestre. Já pensou a respeito ? Traduza a lição que Jesus transmitiu ao jovem e aplique-a a você. A pergunta que não pode calar: o que impede você de ser um fiel seguidor ? O que o trava na hora de ouvir a voz de Cristo: “vem e segue-me” ?

Diz o texto de Mateus que o jovem retirou-se triste. Não imite aquele jovem, tome a atitude de ouvir e crer que seguir a Jesus é o maior tesouro.

Tenha uma semana mais do que abençoada.