25/06/2018

Pessoas Tóxicas

Bom dia, segunda-feira !


Infelizmente, todos convivemos, cedo ou tarde, muito ou pouco, com pessoas difíceis, contaminadoras de ambientes, que fazem mal direta ou indiretamente. Elas estão em todos os lugares, inclusive na família, mas a situação fica mais grave quando no ambiente de trabalho, porque ali somos obrigados a vencer os 5 ou 6 dias por semana e mais ou menos 8 a 10 horas por dia.

Se no local de trabalho não nos prevenirmos, se não lançarmos mão de defesas, logo seremos afetados pelo veneno das pessoas tóxicas.  Talvez algumas dicas abaixo possam nos ajudar.

1.     Reconheça/decodifique o perfil infeliz de quem é tóxico. Quem é propenso a destilar o mal, na verdade, é um grande miserável. Entrou neste mundo para arrasar e não para construir.
2.     Tenha misericórdia e compaixão.  Jamais queira pagar o mal com o mal. Tenha no coração a certeza de que aquele que é tóxico precisa mudar, transformar sua vida. Os tóxicos clamam, sem o mínimo conhecimento, por socorro.
3.     Ore por eles, os tóxicos. Interceda a Deus pela vida deles.  Tudo começa a mudar no plano espiritual. Devemos orar até pelos nossos inimigos, diz a Bíblia.
4.     Sempre libere perdão. Lembre-se de que pessoas tóxicas precisam de misericórdia e não você. Quando perdoamos, liberamos no nosso coração os sentimentos horríveis de revide.  A liberação do perdão traz paz ao nosso coração e torna mais leve a jornada de trabalho ao lado de quem não é feliz.
5.     Coloque-se sempre em prontidão para ajudar/auxiliar. Preste serviço qualificado àqueles que são tóxicos.  Obtenha reserva alta de credibilidade e autoridade, porque você não paga o mal com o mal.
6.     Seja franco com o tóxico, mas sempre em amor, educação e espírito de ajuda. Com as palavras certas, no momento certo, dê feedback transparente, ainda que o tóxico esteja em nível hierárquico superior.
7.     Seja o melhor profissional possível. Isso evitará as oportunidades que tanto esperam e se deliciam os tóxicos para destilar seus venenos.

Tenha uma semana abençoada


Ministério Fé e Trabalho

Igreja dos Jardins