14/05/2018

Bom dia, segunda-feira ! Peça ajuda



Fé e Trabalho



... clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. "  Sl 50, 15

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.  Is 41, 13

Imagine quantas pessoas ficam angustiadas diante da dúvida ou de um questão que não sabem resolver ?  Empacam. Experimentam a terrível sensação de imobilismo, insegurança e vislumbram o vexame. São invadidas pela sudorese, tremem, não conseguem dormir direito, têm pesadelos e até adoecem. Já passou por esta situação ? Conhece alguém protagonista desse filme ?

Mais comum do que imaginamos. Algumas questões para evitar a situação desagradável. Vamos focar no ambiente de trabalho:

Parece banal, óbvio, mas muita gente não se dá ao esforço de dominar o objeto ou o campo de conhecimento de sua profissão ou a área específica de sua profissão a qual está alocado.  O resultado é insegurança, porque hoje há uma demanda colossal de problemas para resolver no tempo mais rápido possível. Um do caminhos para superar essa deficiência:

A primeira tarefa é aprender profunda, continua e insistentemente.

A segunda tarefa é entender que hoje ninguém pode se dar ao luxo de não encampar a transdisciplinaridade. Por outras palavras, não só a competência técnica, mas tudo que for útil para o desenvolvimento emocional e social, além de outros.

Terceiro, mais do que nunca, hoje sabemos sobre o valor da interação com outros colegas, o poderoso trabalho em equipe/time, que, embora não seja automático e fácil, produz conhecimento multiplicado, unindo e interagindo as competências de cada um, facilitando a resolução de problemas e agregação de valores.

No entanto, se tudo acima (sem esgotar) não for suficiente para a produção de conhecimento, segurança e entrega do trabalho esperado, peça ajuda.

A humildade de pedir ajuda, perguntar, buscar soluções de um mentor, coach, amigo, livros, estudo de casos etc, elimina as ervas daninhas que carregamos e nos dirigem para o medo, travamento e incompetência.

Tudo deve começar pedindo ajuda a Deus, em primeiro lugar. Não desdenhe a oferta do Pai Celestial, Deus vivo e presente, amigo nas horas de tribulação. Recorra a Deus e arregace as mangas. É disso que o Senhor Deus gosta: parceria. 

Que tal vencer esta semana sem sofrer as dores do medo, isolamento, dúvida, desconhecimento ? Ou mesmo da produção pífia ?  Seja na vida pessoal, familiar, estudos ou trabalho ...  peça ajuda. Simples assim ! 

Os campeões são forjados aprendendo e pedindo ajuda.

Tenha uma semana abençoada.


Bom dia, segunda-feira!, faz parte do Ministério Fé e Trabalho
Igreja dos Jardins