10/12/2011

Natalinas 10


Ó Deus, nesta noite santa, o céu e a terra trocam seus dons ... 
No momento em que vosso Filho assume nossa fraqueza,
a natureza humana recebe uma incomparável dignidade! 
(Da liturgia católica de natal)

Presente: Tony Cetinski, Jose Carreras & Michael Bolton - White Christmas

09/12/2011

Natalinas 9

... eis que apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.

(Mateus 1, 20-21)


De certa foma, apenas para colocar ordem, que tal tirar Jesus das fotos, das pinturas, dos credos, dos ritos, dos ícones, das imagens, das fantasias e obsessões ?  

Sim, aceitar o convite dele, e, ao lado, ou mesmo um pouco atrás, caminhar com ele pelas estradas, becos, encruzilhadas, praças, lares, igrejas, gabinetes e salas da vida, vendo o que ele quer fazer , mudar, transformar, converter. Então, imitá-lo!

A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos ... (Mt 9, 37)



Presente: Digno é o Cordeiro

08/12/2011

Natalinas 8

Maria e Isabel, Max Reichlich, Salzburg.


Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu salvador.
Lucas 1, 46


Imagine quantas consequências benéficas derivariam desta simples e poderosa declaração, quando, de manhã, este fosse o tributo ao nosso Deus ?
Maria, a mãe do Salvador, a privilegiada e bem-aventurada, ensina-nos, mulheres e homens, a viver alegres, reverentes, crentes e gratos diante do nosso criador.

Natal é gratidão pelo presente divino.


Presente: 

O Holy Night : Kings College, Cambridge

07/12/2011

Natalinas 7

Ocupe o Natal




Culturalmente, o natal, hoje, está na mente das gentes como retrato de Papai Noel, presentes e festas comuns, com muita comida e bebida. Natal animado, em determinadas áreas das cidades, é natal com samba (nada contra o bom samba de raiz, com as letras adequadas).

No primeiro mundo, e espalhando com rapidez devido à globalização, é politicamente incorreto apreciar a estética do natal. Símbolos cristãos natalinos são rechaçados, permitindo-se, apenas, menção às Boas Festas.

Por isso, e nutrindo nosso compromisso eucarístico de fazerEm Memória de Cristo, devemos envidar todos os esforços para disseminar a genuína cultura do natal - o nascimento de Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Suas ferramentas são: testemunho de vida, ministrações verbais, símbolos em sua casa, carro etc, e, melhor ainda, (re)transmitir pela web o maior número possível de mensagens natalinas com conteúdo Bíblico.

Para isso, o fundamento Bíblico é imprescindível.  Leia os  textos que anunciaram a vinda do Messias, as narrativas do  nascimento, e, nesta época de Advento, os maravilhosos textos sobre a Segunda Vinda de Cristo.

Aí está a preciosa tarefa para este natal -  Ocupe o Natal !


Presente:

The Nativity - Bach Sinfonia from Christmas Oratorio Bach - Academy St. Martim in the Fields

06/12/2011

Natalinas 6


Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de Conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
(Isaías 11, 1-2)

Presente:
For Unto Us a Child is Born, do Messias, de Haendel, London Symphony Orchestra, maestro Sir Colin Davis

05/12/2011

Natalinas 5

Aleluia! Aleluia!

Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo: Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso. Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou ...
(Apocalipse 19, 6-7)


A Igreja de Cristo vive na diuturna expectativa de desposar seu noivo, Jesus Cristo, isto é, ser recebida por ele em sua segunda Vinda, quando estaremos com ele pelos tempos sem fim. 
Hoje é tempo de aumentar a família da fé, anunciando a mensagem completa do Salvador.
Inspire-se neste natal, junte-se ao Salvador, faça como o Salvador.
A verbalização suprema é entoar Aleluia! Aleluia!  
Que toda língua, povo e nação assim proceda.

Presente:

04/12/2011

Natalinas 4




Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sob seus ombros; e o nome será:
Maravilhoso Conselheiro,
Deus Forte,
Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz.
(Isaías 9,6)


Presente:

Christmas Pipe Organ Fantasy-St Mary's, Dayton, Ohio