04/04/2006

Os Profetas Estão Calados.

Eles estão calados. Como calados ? Há muita matéria sobre a qual eles podem se debruçar, analisar e gritar. Os profetas não gritam pela causa própria. São arautos. Anunciam o que vem para eles da parte do Inspirador. Na Bíblia, o Senhor lhes dizia que o povo (e sobretudo os governantes) não estavam andando nos seus estatutos e caminhos. O Senhor precisava de vozes humanas, que gritassem, que fossem corajosas, que acreditassem na revelação do alto.

Há décadas a Igreja cristã, principalmente sua ala dita progressista, juntou-se aos movimentos populares e aos partidos de esquerda, acreditando que um outro mundo seria possível. Em verso e prosa profetizaram contra as injustiças, as perseguições, as opressões e contra toda mentira. E estavam certos.

Mas quando chegou ao poder o símbolo máximo da direção rumo ao outro possível mundo, o que vemos é o aprofundamento da mesma substância atacada outrora. São da mesma natureza, só que em grau maior de degradação. Acusavam o outro daquilo que (camufladamente) estavam transbordando.

O que vemos ao nosso redor é a mais nítida tradução da falta de qualquer princípio cristão, a falta de qualquer valor transmitido durante séculos pela nossa tradição. Ã mentira está exposta sem nenhum pudor, em todas as áreas, em todas as mentes.

Neste contexto que se repete na história, e não é difícil constatar, mas é necessário conhecer e ser honesto para assumir o que se apreende, a Igreja segue calada (tavez por vergonha, impotência, conivência ideológica sinistra ou por não ter a mínima idéia do que está acontecendo). Novamente, para realçar, não sei se perplexa, não sei se covarde, não sei se conivente, porque partilha os mesmo não-valores, a mesma amoralidade.

E os profetas estão calados, estão covardes. Talvez porque amem tanto a revolução, talvez porque a Palavra profética seja apenas instrumento de camuflagem, talvez porque suas mentes que não se adequam ao proposto por Paulo em Romanos 12, porque talvez nunca tenham sido profetas, mas cegos que guiam cegos.

E os profetas nada falam sobre mentiras, sobre corrupção, sobre invasões de bandidos que saqueiam e quebram, no campo e na cidade, nada falam sobre aborto, sobre ... sobre .... sobre ...

Profetas calados não são profetas, são covardes, são medíocres.

Kyrie Eleison !