12/12/2016

Natalinas 2016 - 1a.


E disse-lhes: Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos.
E , começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as escrituras.
Lc 24, 44 e 27, respectivamente.


Graça e Paz!
Um grande equívoco acontece sempre quando deixamos de ler e estudar a Bíblia sem a visão do quadro inteiro, ou, por outras palavras, sem o entendimento de que se trata de uma narrativa com início, meio e fim, ou, ainda, passado, presente e futuro, tudo dentro do mesmo quadro.

Por isso, muitas vezes, os versículos e passagens tornam-se como “amuletos”, apenas para garantir e abonar o que desejamos no momento, para satisfazer algo de nossa necessidade, sem se importar se aquela passagem refere-se, obrigatoriamente, ao que estamos interpretamos.  A interpretação da Bíblia, do ponto de vista protestante, é livre, pero no mucho.

Uma das chaves de interpretação, de entendimento correto, é considerar que desde a queda do homem no Jardim do Éden (Gênesis 3) até a consumação final, vislumbrada no livro do apocalipse, Deus, em sua infinita bondade e amor, apesar da ira pela desobediência, pelo pecado do primeiro casal, ofereceu a solução para o homem, já que ele jamais poderia produzir a solução quanto ao seu drama existencial: providenciou a vinda do seu Filho, como oferta substitutiva à nossa condenação.  O ato da cruz é a maior demonstração de amor de alguém pelo outro, seja ele quem for.

Por isso, ao longo da Bíblia, devemos sempre cavar para ver a oferta maravilhosa de Deus na pessoa de Jesus Cristo, o Messias. Se a Palavra de Deus for lida e recebida assim, além de ficarmos extasiados pelo quadro geral, veremos a profundidade do amor/misericórdia/graça de Deus em nosso favor. Jesus nasceu para demonstrar quem é Deus Pai.

Por isso, Jesus desvendou os olhos dos dois amigos pelo caminho até Emaús, conforme passagem Bíblica acima.

Tenha um dia abençoado.  



https://youtu.be/tvhhqrrBCp8

Nenhum comentário: