14/12/2016

Muito Favorecida

Natalinas 3a.

Botticelli


O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, muito favorecida! O Senhor está com você! "
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Lucas 1, 28-30


Situação insólita! Não é comum receber um anjo no quarto ou sala de estar ou mesmo na cozinha!

Aquela menina moça ficou embaraçada e com certo temor. Seu costume era, diariamente, ver com seus próprios olhos os parentes, amigos, vizinhos.  Agora, diante dela, um ser incomum invadira seus aposentos.

Creio que as palavras de Gabriel foram doces e suaves, revelando quem ela era diante de Deus. Que alegria do anjo! De fato, Maria não sabia direito quem ela era, não tinha idade para sondar sua consciência biográfica, provavelmente não tivera oportunidade nem necessidade de vasculhar sua alma, para entender as razões do seu coração.

No entanto, diante de Deus, para Deus, Maria foi a mulher dentre todas as mulheres escolhida para abrigar em seu ventre o Salvador.  Alguma coisa de especial essa moça tinha.  Não pelos seus méritos de ações altruístas, ou coisa parecida. Mas, de fato, pelo que Deus testemunhou como era seu coração, seu interior. Nosso interior é a zona mais fácil de ser burlada, falseada, dramatizada, teatralizada.  Maria foi contada como fora do comum.  Não que não tivesse pecado.  Talvez porque a maldade (um exemplo) não habitasse seu coração.

Lá estava o anjo das boas notícias entregando o carinho de Deus àquela que poderia ser contada por qualquer pessoa como improvável.

Gabriel tratou logo de reverter o medo natural de Maria. “Não tenha medo!”.  Não havia motivo para medo. O enviado veio em missão de paz.

Não temas!, você foi notada por Deus”. O Senhor, soberanamente, agradou-se dos seus pensamentos, intensões, fidelidade, bondade, humildade.  Sim, o Senhor tem prazer nessas pessoas. Lembro-me do profeta Isaías:
 Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: "Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”.

Esses estão abertos às misericórdias e graça do Senhor.  São solícitos e receptivos, desobstruem seus ouvidos e abrem seus olhos ao que chega gratuitamente de Deus.

Maria, sem expectativa de nada, exceto de um casamento comum, recebeu a missão mais nobre da face da terra. Por isso, a mais bem-aventurada de todos os tempos.



Nenhum comentário: