29/07/2009

Notas de julho - 1

Neste mês de julho eu estou pesquisando algumas igrejas históricas de sucesso. Que seja entendido como sucesso o fato da igreja atuar em várias áreas (com qualidade) e estar em crescimento numérico. Minhas concentrações estão em três igrejas presbiterianas e uma batista.

Primeiro no Rio de Janeiro, depois em Londrina, e, agora, em Curitiba.

A minha igreja, Jardim das Oliveiras, é especial. Aos poucos, vai entendendo as especificidades e dificuldades do ato de pastorear no século XXI. Por isso, sinto-me na santa e agradável obrigação de trabalhar cada vez mais, não tanto em quantidade (porque isso já seria impossível), mas pinçando a qualidade. Quero dizer, onde existe um trabalho de qualidade inegável, estarei lá para fuçar, esquadrinhar, saber quais são os fatores específicos daquela igreja, e, no geral, quais são os comuns a todas elas.

Esta é minha tarefa para o mês de julho.

Nenhum comentário: