02/12/2017

Natalinas 2017 - 2a.


Não há impossível



(Continuação do diálogo entre o anjo Gabriel e Maria):

Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,
e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".
Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? "
O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.
Pois nada é impossível para Deus".
Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.
Lucas 1, 32-38
 Três destaques no texto acima:
-   “Seu Reino jamais terá fim”.
-   “Pois nada é impossível para Deus”.
-   “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

 Somos herdeiros e beneficiários daquele improvável e singular dia. Aquele gracioso dia em que a sombra do Espírito Santo sobre Maria cumpriu a vontade de Deus.

 Chegou ao mundo o Rei cujo reinado seria totalmente diferente e invertido, segundo a lógica e prática dos homens, que esperavam poder e submissão.

Para ser diferente e efetivo, o tipo de reinado anunciado nunca esteve fundamentado em bases humanas. Algo totalmente inesperado desabrochou, iniciou seu curso eterno e segue firme na terra dos homens, mesmo (ainda) sem a totalidade, mas em porções, conforme a oração do Pai Nosso.

A diferença ? Entre outras, invadiu o coração das pessoas (até hoje) dispostas a receber algo tremendo e gratuito, aquilo que modifica total e radicalmente como enxergar, julgar e sentir tudo ao redor. Um novo nascimento sem voltar ao ventre da madre. Uma real e exultante revolução interior.

 Até hoje, conforme a experiência de Isabel, o Senhor Deus, em seu poder, invade  mundo dos homens, segundo sua vontade, para mostrar que não existe impedimentos para ele. Aleluia!

Quantos milagres até hoje! O mesmo Deus que visitou Isabel e Maria, hoje, visita-nos, segundo sua misericórdia e graça. Só é necessário não fugir e nem cegar os olhos para o impossível.

 O exemplo de Maria é lapidar. Provavelmente (ou com toda certeza) está ausente em nosso cotidiano tamanha fé: “ ... aconteça comigo conforme a tua palavra.” 

O exemplo de Maria deve tomar nossas mentes e corações, porque trilha o caminho da humildade, aquela que prenuncia e abre portas para a visitação de Deus em nossas vidas. Impor irrestritamente a nossa própria e soberba vontade, para tudo e em todo o tempo, certamente, não é indicador de sabedoria. Basta apenas avaliar os resultados.

Por outras palavras: tenho meu pensamento e vontade, mas eu quero que seja conforme a vontade, orientação e apontamento do Senhor Deus. Este tipo de humildade (e sabedoria) desobstrui nossos olhos e aplaina caminhos mais seguros.
Será que por este exercício de fidelidade não evitaríamos tantas dores ?

Feliz e abençoado natal !


Nenhum comentário: