01/12/2017

Natalinas 2017 - 1a.

Muito Favorecida

O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, muito favorecida! O Senhor está com você! "
Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.
Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!
Lucas 1, 28-30
​                                                                   
​​
Situação insólita! Não é comum receber um anjo no canto do quarto ou mesmo na cozinha!
Aquela mocinha ainda virgem, com casamento juramentado e celebrado, ficou embaraçada e com certo temor. Seu costume era, diariamente, acompanhar a rotina comezinha desfilando    suavemente diante de seus olhos: a vassoura, o fogo ardendo, as vozes da rua, reclamações domésticas e sonhos acalentados nos escaninhos do coração.

Agora, diante dela, um ser incomum invadira seus aposentos, sentado, apreciando a jovem incomum para os olhos e sonhos do Criador.

Creio que as palavras de Gabriel, o anjo, foram doces e suaves, revelando suas credenciais. Que alegria do anjo! De fato, Maria não sabia direito quem ela era, não tinha idade para sondar sua consciência biográfica, provavelmente não tivera oportunidade nem necessidade de vasculhar sua alma, para entender as razões do seu coração. A jovem Maria não tinha noção de que seria portadora do agente de mudança do universo de tanta gente.

No entanto, diante de Deus, para Deus, Maria foi a mulher dentre todas as mulheres escolhida para abrigar em seu ventre o Salvador.  Alguma coisa de especial aquela moça embalava.  Não pelos seus méritos de ações altruístas ou coisa parecida. Mas, de fato, pelo que Deus testemunhou como era constituído o seu coração, a parte interior das pessoas, cujos pensamentos e intenções estão tatuados na mais garantida inviolabilidade.

Nosso exterior é a zona mais fácil de ser burlada, falseada, dramatizada, teatralizada.  Maria foi contada como fora do comum.  Não que não tivesse pecado.  Talvez porque a maldade (um exemplo) não habitasse seu coração em dose cavalar. Ou, também, porque essa mulher incomum, escondida e perdida num lugar sem eira nem beira, pela simplicidade, disponibilidade e aberta à gratuidade chamou a atenção do Criador desde tempos imemoriais.
Lá estava o anjo das boas notícias entregando o carinho de Deus àquela que poderia ser contada por qualquer pessoa como comum. Lá estava a moça cujo prazer de Deus foi sussurrar em seu ouvido o destino do mundo.

Gabriel tratou logo de reverter o medo natural de Maria. “Não tenha medo!”.  Não havia motivo para medo. O enviado veio em missão de paz.

Não temas!, você foi notada por Deus”. O Senhor, soberanamente, agradou-se dos seus pensamentos, intensões, fidelidade, bondade, humildade. O Senhor não levou em conta as doses daquela quase mulher de maldade, engano, raiva, egoísmos e mais.  Sim, o Senhor tem prazer nessas pessoas, que embora cruzando e intercalando erros e acertos, abrem seus corações ao divino. Lembro-me do profeta Isaías:
 “Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”.

Esses estão abertos às misericórdias e graça do Senhor.  São solícitos e receptivos, desobstruem seus ouvidos e abrem seus olhos ao que chega gratuitamente da parte Deus.
Maria, sem expectativa de nada, exceto de um casamento comum, recebeu a missão mais nobre da face da terra. Por isso, a mais bem-aventurada de todos os tempos.

Está posto um desafio para esse natal de 2017:  ouvir e receber a graça de Deus, porque ela chega de diversas formas, tanto no meio rural quanto urbano. Chega na voz de um anjo (como para Maria), de um livro, de uma impressão pessoal, um conselho, discurso ou meramente de um olhar.

Natal é tempo de receber.  O que você está disposto a receber ?







Nenhum comentário: