17/12/2013

Natal 2013 - 11a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal
11a. mensagem





      Entramos na semana mais que especial. Até o dia 25 de dezembro, você terá a chance de intensificar o espírito do natal.  Proponho quatro atitudes:  Fé, Memória, Deleite e Anúncio.

      Primeiro, você recebe o natal de Cristo pela .  Você crê que Deus enviou seu filho com um propósito específico: “... é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2, 11).  Então, o menino que nasceu da virgem Maria, o Messias da parte de Deus, veio ao mundo, e na plenitude da sua vida e missão, foi, é e será a fonte única de salvação eterna.

      Segundo, só valorizamos e derivamos nossas ações e intervenções quando retemos o que é bom, o que constitui verdadeiro tesouro. Por isso, o natal é memória.  A memória deve ser nutrida com a leitura e vivência ritual e simbólica dos acontecimentos, dos fatos que antecederam e fizeram o nascimento de Cristo.  Alimentamos a memória com a leitura dos profetas e início dos evangelhos.

      Terceiro, natal, por todos os motivos de origem, é tempo de regozijo, deleite, alegria, saudação, tributar a Deus toda honra e glória. Está provado, pela ciência e experiência de cada um, que uma pessoa grata, alegre e satisfeita tem mais saúde e energia para tudo.  Natal é propício para sentimento de intenso prazer, júbilo e agradecimento pelo nascimento daquele que é a razão da nossa existência. 

      Quarto, pelas razões acima, produzamos uma inclinação, uma tendência ao anúncio do significado do natal.  Por incrível que pareça, muitas pessoas detestam o natal, alegando grande solidão.  Quando, culturalmente, o natal mudou de figura, saindo Jesus da manjedoura e entrando Papai Noel e presentes, o espírito de fraternidade exilou-se, está confinado às igrejas. Na praça pública e nas mídias, o Salvador é mencionado, quando mencionado, perifericamente.

      Reverta isso. Empenhe-se e faça tudo que estiver ao seu alcance para expandir o natal de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: