09/12/2013

Natal 2013 - 7a. mensagem

Jardim das Oliveiras
Ciclo do Natal

No sexto mês, foi o anjo Gabrial enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem ...
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.
Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação.
Lucas 1, 26-29

José Claudio Antonilez


Por que Maria foi a escolhida de Deus ? 

Segundo penso, não houve na face da terra criatura mais agraciada do que aquela jovem. Pelo único e singular fato de abrigar em seu ventre o Deus-menino, Maria, conhecida como bem-aventurada, foi, entre os seres humanos, a mais felizarda e importante pelo seu papel nesta terra.

Uma pista para entender a escolha de Deus por Maria está em sua simplicidade. Talvez a mais despojada de todos.

Deus escolhe pessoas simples porque elas são menos propensas a defender seus ídolos. Quer queira, quer não, os homens são exímios artesãos de ídolos. Eles não precisam ser esculpidos em pedra ou madeira; em grande parte, são desenhados e lustrados no coração, no interior do homem, nos delírios oníricos em busca por poder, dinheiro e prazer.

As pessoas simples, como Maria, são inclinadas a poucos ídolos.  Não pelo fato de ser pobre, mas porque são desapegadas, vivem entendendo que a Graça de Deus é o ativo intangível imprescindível. Por isso, não lutam e nem morrem por coisas materiais ou status. Usufruem, de certo, mas poderiam muito bem viver sem os objetos idolátricos de qualquer época.

Jesus precisaria de uma mãe especial.  E Deus-Pai foi encontrá-la e ungi-la num sertão sem eira nem beira, na cidadela de Nazaré, igualzinho a tantos vilas citadas pelos autores brasileiros, principalmente os gigantes do nordeste.

Maria não sabia, mas o olhar de Deus estava deitado sobre ela há muito. Eu creio que vivia sua vida no máximo da dignidade humana. Simplesmente era a sua inclinação (embora nascida com o traço do pecado e em pecado viveu sua vida, conforme cremos os protestantes), como dizemos de algumas pessoas: “nasceu assim, nasceu para isso.”

Pois essa jovem, simples e despojada, fiel e acessível, recebeu a saudação mais valiosa da face da terra:  “Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo.”

Eu pergunto: Por que não aprender com Maria ?  Proponho dois caminhos:

Primeiro, absorver o modelo de vida simples, despojada das ambições construtoras de correntes, cadeados, que nos atam aos ídolos, que nos ofuscam e nos destroem lentamente.  Um rico pode ser simples, entendendo que apenas desfruta das benesses, mas as coloca nas mãos e para a obra de Deus.  Um pobre pode não ser simples, porque o seu desejo é adquirir os ídolos que tanto aprecia nos outros.

Quem é simples, quem é livre para ser simples ? Quem tem a consciência (ou mesmo a experiência) de que viveria satisfeito com Deus sem os bens que o cercam, sejam tangíveis ou intangíveis.

Segundo, almejar a mesma saudação divina com a qual Maria foi visitada.  Mesmo que seja pela fé, na imaginação, um dos pontos altos e gratificantes da vida não está na saudação dos pares, mas na esperança de que do Alto vem a voz do Senhor: “Alegra-te, muito favorecido! O Senhor é com você.”


Tenha um dia abençoado.

Nenhum comentário: