27/04/2009

Busque o Talento



Bichado é a gíria no futebol para dizer que um jogador está acabado fisicamente. Há uma volúpia encarnada tanto nos comentarista quanto na própria torcida, principalmente se o jogador é famoso.

Aconteceu com Ronaldo, apelidado de Fenômeno, em razão de seu incrível e bem-sucedido futebol. Mas por três vezes ele foi execrado quando das contusões gravíssimas. Digo, sinceramente, que o tom pessimista dos analistas tinha lá sua razão. Aos olhos dos pequenos era impossível algum mortal vencer os obstáculos por três vezes.

Mas, o sucesso não acontece por acaso. Ronaldo é uma pessoa diferenciada. Ele reúne talento e uma incrível força para vencer barreiras. É um determinado. A derrota não faz parte do seu dicionário existencial.

Pessoas assim são absolutamente vencedoras em suas áreas de atuação. O talento faz a diferença onde tudo é mediano ou medíocre. O que o Fenômeno fez ontem (Coríntians x Santos) poucos fazem, pouquíssimos tem a habilidade para fazer.

Preste atenção: o talento é caro, faz a diferença e apresenta resultados. Infelizes são os que desprezam os talentosos. Pessoas e grupos com mentes restritas choram quando têm de investir em talentos caros. Na verdade, eles impedem a aquisição do virtuose, porque são toscos, suas visões padecem de miopia, colhem sempre resultados rasteiros. E, claro, só reclamam e não se importam com potencialidades.

Lanço luz sobre dois aspecto:
1. Procure, ainda que leve algum tempo, aquilo que você sabe que faz bem ou que tem potencialidade. Seja o que for, mas procure. Desenvolva disciplinadamente seu talento (ou talentos). Busque tudo que há disponível para agregar conhecimento e valor ao que você faz de melhor. Potencialize o seu ponto forte. Isso talvez leve tempo, mas não importa. Nunca se esqueça, em alguma área, com certeza, você é ou tem possibilidade de fazer diferença;
2. Reconheça, alegre-se e invista no talento dos outros. Seja na sua família, no seu trabalho ou na sua igreja. Diga não à mediocridade. Mova mundos e fundos em prol do talento.

O mundo ao seu redor agradecerá.

Tenha uma abençoada semana.

Revdo. Mauro Meneguelli


Nenhum comentário: