21/07/2008

Uma questão de seleção

Bom dia, segunda-feira !

Ontem, uma irmã de fé muito querida, comentou comigo sobre uma idéia: e se um dia as televisões só veiculassem notícias boas ? Notícias de sucesso, de solidariedade, de ética, de boa vontade, de empreendimentos criativos e úteis etc.

De fato, acabo de assistir ao jornal matutino local, só notícias ruins. O que poderia explicar esse consumo por tragédias ? Deixa para outra ocasião.

Mas, aproveitando, tento sacar uma possibilidade: quanto mais você é abastecido por notícias ruins, sem propósito, sem edificação, que não constroem, que não ensinam, que não motivam etc, mais você será incapaz de proferir palavras e ações que contribuam para o seu redor.

Então, no mundo de zilhões de informações, escolher o que ver, o que ler é uma questão importante e fundamental na sua formação mental, com repercussões em todas as áreas da vida.

Faça uma avaliação semanal do que você vê e lê. Faça também uma avaliação do que você pensa a respeito dos grandes temas da vida. Faça uma avaliação da sua fala, como está o conteúdo do que sai da sua boca. Para ajudar, você deve responder as seguintes perguntas: 1) Estou aprendendo algo de útil, semanalmente ? 2) Tenho a preocupação de avaliar, selecionar as informações que recebo ? 3) Minha bagagem cultural e de sabedoria está beneficiando as pessoas ao meu redor ? 4) Conscientemente, tenho a preocupação de rejeitar o que é lixo para a minha mente ?

Eu espero que você esteja atento nesta semana. Nossa vida é muito curta. Fomos criados por Deus para fazer diferença neste mundo. Não podemos perder tempo com bobagens.

Como disse o Senhor para Abrão: "Sê tu uma bênção!", receba a mesma ordem. Edifique-se selecionando o que entra em sua mente.

Tenha uma semana abençoadíssima.

Revdo. Mauro Meneguelli

Nenhum comentário: