25/06/2008

Menos e melhor



Muita informação, muitos textos, muitos e-mails, muitos vídeos e por aí vai. A sociedade do acesso globalizado inunda-nos. Temos tudo diante de nós, não conseguimos captar muito. Se fizermos um inventário, constataremos, horrorizados, o quanto de lixo nos possui. Isso, claro, se estivermos em condição de identificar o lixo.
Diante da volúpia de tanta opção, você precisa utilizar a ferramenta da seleção. Selecionar é priorizar. Priorizar é saber que deseja, o que você estabeleceu como sendo útil aos seus propósitos.

Então, você precisa estabalecer o que necessita, ou o que lhe útil, ou o que lhe convém. Assim, você não perderá tempo tentando ler, ver e fazer difusa e atabalhoadamente, o que lhe custará todo o tempo.

É melhor você fazer poucas coisas. Fazendo poucas coisas, a cada tempo, investindo toda energia, você ganhará produtividade e excelência.

Quem faz muita coisa, não terá tempo e nem qualidade para fazer algo de muito bom. Em outras palavras: faça menos, realize mais e melhor.

Um caminho: examine os seus interesses. Elenque-os por prioridades. Evindencie seus pontos fortes e aplique-os no que escolheu. Você terá tempo para: a) examinar ("com lupa") o objeto; b) procurar a melhor forma de fazê-lo; c) pesquisar para melhorá-lo continuamente; d) Avaliar; e) corrigir; f) enfim, contribuir para este mundo, ainda que seja apenas o seu entorno

É ou não é um caminho para fazer bem e ser produtivo ?

Nenhum comentário: