19/03/2018

Quem é Deus ?

 
 
PERGUNTA 2
 
Quem é Deus?
 
 
Deus é o criador e sustentador de todos os seres humanos e de todas as coisas. Ele é eterno, infinito e imutável em seu poder e sua perfeição, em sua bondade e glória, em sua sabedoria, justiça e verdade. Nada acontece exceto por meio dele e por sua vontade.
 
 
 SALMOS 86.8–10, 15
 
 
Entre os deuses, não há semelhante a ti, Senhor, nem há obras como as tuas. Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus. Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.
 
 
 COMENTÁRIOS
 
 
JONATHAN EDWARDS
Sem dúvida, o Criador do mundo é também seu Governador. Aquele que teve poder para dar existência ao mundo, colocando em ordem todas as suas partes, também tem poder de dispor do mundo, de dar seguimento à ordem que constituiu ou alterá-la. Ele foi quem primeiro deu as leis da natureza e, portanto, tem toda a natureza em suas mãos; assim, fica evidente que Deus tem o mundo em suas mãos, para dispor dele segundo seu querer. É sabido, de fato, que Deus não é displicente quanto à forma como se passam os acontecimentos, e às preocupações do mundo que fez, porque não foi descuidado disso na própria criação; como é aparente, pelo modo e pela ordem em que as coisas foram criadas, Deus, ao criá-las, cuidou do progresso e do estado futuro dessas coisas no mundo.
 
D. A. CARSON
É espetacularmente maravilhoso conversar sobre Deus, pensar nele. Não pode haver nenhum assunto mais importante. Mas a palavra Deus em si não é uma cifra vazia. Só porque alguém usa a palavra Deus e outra pessoa também usa a palavra Deus, isso não significa que estejam falando a mesma coisa. Para alguns, Deus é um sentimento inexprimível, ou a causa imutável do começo do universo, ou um ser cheio de transcendência. Mas nós estamos falando do Deus da Bíblia, e o Deus da Bíblia é autodefinido. Ele fala de si mesmo como eterno e justo. É o Deus de amor. É o Deus da transcendência; ou seja, ele está acima do espaço, do tempo e da história. No entanto, ele também é Deus imanente, ou seja, está de tal modo conosco que não é possível fugirmos dele. Está em todo lugar. É imutável. É verdadeiro. É confiável. É pessoal.

O que importa realmente entender, na medida em que Deus se revelou não somente em palavras, mas também em toda a narrativa bíblica, é que não nos é permitido tomar um atributo de Deus e fazer tudo desse único atributo. Não podemos, por exemplo, tomar sua soberania e nos esquecer de sua bondade. Ou tomar sua bondade e nos esquecer de sua santidade (sua santidade é o que faz com que Deus seja Deus de juízo). Ou tomar seu juízo, até mesmo a severidade de seu juízo, sem reconhecer que ele é Deus de amor, o Deus que amou de tal maneira até mesmo suas criaturas rebeldes que enviou seu Filho para levar sobre si nosso pecado em seu corpo sobre o madeiro.

Noutras palavras, para chegarmos ao coração de quem é Deus e nos curvarmos diante dele em alguma pequena medida de entendimento autêntico, é importante pensar no que a Bíblia diz repetidas vezes, e integrar o todo com o mesmo equilíbrio e a mesma proporção que a própria Escritura oferece. Isso nos conclama à adoração. Se colocarmos qualquer outra coisa no lugar de Deus, essa será a definição de idolatria
 
 
  ORAÇÃO
 
 
Nosso Criador e Sustentador, em ti tudo está coeso. A menor criatura é por ti conhecida, e o mais poderoso exército está sob teu comando. Tu reinas com justiça. Ajuda-nos a confiar em tua bondade em tudo que queres. Amém.

Nenhum comentário: