31/07/2017

Bom dia, segunda-feira!

O Poder da Decisão



Durante três domingos, com imenso prazer, discorri sobre a importância capital da decisão.  Do ato de não titubear e decidir. Do poder de decidir.

Listei três pontos essenciais beneficiadores, que ajudam a pessoa a viver melhor:  a) O Poder de Decidir andar com Deus; b) O Poder de Decidir mudar/transformar a própria vida (andando com Deus); c) O Poder de Decidir abençoar/ajudar pessoas (andando com Deus, transformando a vida para melhor, sempre e desfrutando da alegria de ser útil ao próximo).

Na verdade, se não decidirmos, alguém decidirá em nosso lugar  ou algo ficará do mesmo jeito, sem solução ou sem a melhor solução. 

Não decidimos por algumas razões, dentre as quais:
-       Por herança genética passiva e indecisa. Algumas pessoas nascem com esses traços;
-       Por medo. Sim, medo, seja por herança genética ou algum trauma no passado, que, infelizmente, plantou o medo da possível dor e fracasso.  Isso é fato e nada incomum;
-       Por desconhecer ou conhecer insuficientemente o objeto em questão.
-       Alguns outros.

Deixo algumas orientações (sem ser exaustivas, claro) que, talvez possam ajudar na tomada de decisão.  Cabe a você pesquisar e ampliar o leque:

1.    Tome a decisão de abandonar a vida passiva.  Olhe ao seu redor e discirna sobre o quanto perde não assumindo as rédeas da própria vida. Peter Drucker, o pai da administração moderna, disse certa vez, mais ou menos assim: “O melhor jeito de conhecer o futuro é criá-lo”.  Ou seja, não deixe, absolutamente, a vida levá-lo ao sabor do acaso.

2.   Descubra, traga para a luz, avalie honestamente seus pontos fracos/fraquezas/insuficiências.  Nada acontecerá se você não conhecer e indignar-se com as próprias barreiras, impeditivos internos, desconhecimentos etc.  Não há mágica, cada um deve fazer o inventário da própria ignorância, dificuldades etc.  Esse fator é imprescindível, caso contrário, jamais sairá do lugar em que se encontra.

3.   Vá fundo, em busca de: O que eu não sei e preciso saber para ... Isso mesmo, partir para ganhar conhecimento sobre o que deseja. Conhecimento amplo e profundo. 

4.   Sobre o que for, não importa, construa pelo menos duas ou três possibilidades, caminhos, soluções, cenários etc.  Avalie as consequências boas e ruins máximas possíveis.  Então, decida! Ao decidir, você já tem um norte. Não ficará imóvel, perdendo tempo e causando dor a si mesmo. 

5.   Após decidir, execute da melhor forma possível.  Não deixe de, pelo caminho, avaliar e fazer ajustes.  Se for o caso, dê meia volta e comece tudo novamente. 

O que não pode é ficar parado e reclamando da vida e das pessoas. Decida!

Não importa onde estiver: trabalho, casa, escola, lazer etc.  Não importa qual área, você não poderá fugir do Poder da Decisão.  Se este realmente é o caso (e é!), decida da melhor forma possível.  E viva!

Mas, sinceramente, não se esqueça:  andando com Deus é muito melhor e seguro. 


Tenha uma boa e abençoada semana.

Nenhum comentário: