01/12/2014

Natalinas 2014 - 1a.

E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Miquéias 5, 2



Iniciamos mais um Ciclo do Natal.  O tempo que antecede o natal é chamado de Advento, que quer dizer vinda, chegada. 

Os cristãos comemoramos o natal porque é a data (não importa a exatidão) do nascimento de Jesus Cristo, razão máxima para a nossa vida.

Por isso, rememoramos o tempo em que os filhos de Deus esperavam pelo nascimento do Messias, do Salvador.  Como as profecias tornaram-se fato real (com o nascimento de Jesus), hoje, após 2000 anos, nossa celebração tem o intuito de reviver os fatos e conteúdos que marcaram o mundo de lá para cá.  A celebração é importantíssima porque não podemos apagar ou diluir da memória a encarnação do Filho de Deus, por amor de Deus Pai, em nosso favor. 

Em primeiro lugar a recordação e exaltação do que foi realizado em Belém, numa manjedoura, quando o Artesão de todo o universo chorou o fôlego da vida como qualquer bebê, entre seus pais, pobres e animais.

O nascimento de Jesus é para nós o início real e inequívoco do caminho até a cruz e a consequente ressurreição, evento máximo que nos define e presenteia com o valor/tesouro máximo que há sob a face da terra.

Ao mesmo tempo, a celebração do Advento incute em nós, pela fé, a esperança pela segunda vinda de Jesus, quando consumará a sua promessa e inaugurará um tempo de comunhão com a Trindade.  Não há dúvida, para os cristãos, sobre a segunda vinda, embora nada saibamos sobre a época desta consumação (nem mesmo o modo).

Até o dia 24 de dezembro, noite de natal, vamos ler algumas passagens Bíblica e tecer alguns comentários, três vezes por semana.

Deus o abençoe a potencializar e evidenciar este período tão rico, tão caro à nossa confissão cristã. 




Nenhum comentário: