22/04/2011

Sexta-feira da Paixão de Jesus Cristo



Numa sexta-feira, chamada santa, o divino e o humano expuseram suas "vísceras", das "entranhas" divinas e humanas, do fundo dos seres, entrelaçados, fundidos, entregaram o maior, mais profundo e elástico amor da face do universo.  Na sexta-feira santa, entre agonia e rendição, Jesus Cristo estava reconciliando o universo, colocando a criatura humana no centro de tudo.

Por quê ?  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).  Mas por que com sacrifício e sangue, por que pregado e rasgado numa cruz ?

Porque somente ele, Jesus, poderia suportar e reverter o nosso destino, já que em nossa condição de pecadores, somos até hoje absolutamente precários em fazer qualquer coisa para salvar-nos da nossa condição. Por amor, somente por amor, Jesus nos substituiu, foi em nosso lugar, pagou o preço impagável. Somente ele poderia entregar sua própria vida (humana, como nós), somente ele, por ser ele, por estar rendido e obediente ao Pai, poderia vencer a morte - com a vida ressurreta.

Meu amado, adicione ao seu descanso (feriado) a reflexão sobre a obra de Cristo na cruz.  Aceite e siga o Cristo da cruz, porque lá, em agonia e paixão por você, sim, por você, ele estava e está convidando (todas as pessoas) para a vida eterna, para vencer, como ele, a morte.

Sexta-feira da paixão, a sua sexta-feira, a sexta-feira feita para o mundo em agonia.

Nenhum comentário: