13/06/2008

PERDEU

Primeira cena: cruzamento da rua Bahia com Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, MG.
A mocinha, uns 17 ou 18 anos, de camisa vermelha, cara de Guevara como estampa e iniciais do Partidão (Partido Comunista), panfletava no sinal. Recusei o panfleto, óbvio, e perguntei-lhe de chofre se ela conhecia a biografia de Guevara, se ela poderia me dizer os benefícios do comunismo. Sua resposta: “o comunismo é o sistema mais justo, igualitário, o ideal para qualquer sociedade”; “Guevara fora um dos combatentes heróis de Cuba para implantar a justiça social”. Não perguntei, mas ela emendou: “nossa luta é para derrubar o sistema capitalista que ... bla-bla-blá”. Desejei-lhe crescimento. Quase declarei: “Tá amarrado, em nome de Jesus ...”, como não sou do tipo, segui adiante quando o sinal esverdeou-se.

Segunda cena: restaurante italiano no Bexiga, SP.
O pastor amigo declarava amores por Cuba, seu ideal de país. Perguntei-lhe sobre quais eram as vantagens de Cuba, sobre a falta de liberdade e, também, sobre os fuzilamentos. Respondeu-me que tudo fora resultado do contexto, que Cuba tinha um inimigo, bloqueio etc .... blá-blá-blá. Temi pelo seu pastorado. Recomendei estudo sério sobre a matéria.

Cuba sempre foi uma farsa, assim como todo e qualquer comunismo é uma farsa. Em todos os sentidos. A história já comprovou.

Agora Cuba acaba com o salário igual para todos; assim como acaba, aos poucos, com o controle estatal da economia, que nunca deu certo, nunca dará.

Perdeu, como perderam todos os comunistas. Hoje, eles, em outras paragens, inclusive por aqui, andam disfarçados, mentindo descaradamente, usando outras táticas.

Eterna luta. Mas que perdeu, perdeu. Só que agora, com as reformas de cunho capitalista, a ilha prosperará, ainda que a passos lentos. Ao longo do tempo sua derrota será configurada em vitória, com certeza, para o povo.

Caso queira uma leitura rápida e precisa sobre Cuba, leia Provas de Contato, de Raúl Rivero, ed. Barcarolla.



Bem, agora, uma amenidade: ouça Ibraim Ferrer, um respeitadíssimo músico cubano:

www.mp3tube.net/musics/Ibrahim-Ferrer-Vocal_-Buena-Vista-Social-Club-Dos-Gardenias/132409/">Ibrahim Ferrer (Vocal)_ Buena Vista Social Club - Dos Gardenias

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu, pai!