Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?
Salmo 42, 1-2
A oração do 3o. dia está centrada em Deus. Neste dia, comece a desenvolver o hábito de dirigir-se a Deus, reconhecendo quem ele é e enaltecendo seus atributos. Chamamos isso de oração de adoração. Este tipo de oração, que é o fundamento e início para os demais tipos de oração, foi-nos ensinado por Jesus. A frase que abre a instrução de Jesus aos discípulos sobre a oração é: “Pai nosso, que estais nos céus! Santificado seja o teu nome” (Mt 6, 9). Podemos aprender:
1) Deus é Pai;
2) Nosso Pai;
3) Pai Celestial;
4) Ele é Santo.
Então, logo na abertura do ensinamento de Jesus, os discípulos aprenderam a honrar e apresentar as qualidades, atributos, natureza de Deus.
Normalmente, o padrão das orações é agradecimento, pedidos e um pouco de perdão de pecados.
Hoje, inclua no seu aprendizado a oração de adoração. Não peça nada, não agradeça nada, não peça perdão pelos pecados. Apenas adore, honre, glorifique, confira e recorde as belezas de quem ele é. O seu coração começará e encher-se de alegria e satisfação. Com o tempo, você constatará o quanto isso é prazeroso: enaltecer Deus exatamente como e quem ele é. Isso enche seu coração. Um verdadeiro tesouro.
Você pode e deve incluir outros atributos na oração: Fiel, Bondoso, Altíssimo, Eterno, Misericordioso, Salvador, Amoroso, Onisciente, Onipotente, Onipresente, Imutável, Justo, Soberano, Paciente ...
Não conhecemos a Deus apenas pela razão, embora seja o começo. Devemos conhecê-lo e amá-lo. Conhecê-lo e sentir falta dele, quando for o caso. Por isso, todo o nosso ser deve dirigir-se a Deus. Esta foi a lição de Jesus, preciosíssima, quando respondeu qual era o maior dos mandamentos: “... amar a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento” (Mt 22,37). Saiba, cada um de nós, nessa vida humana, tem um vazio espiritual/existencial. Este vazio só pode ser preenchido por Deus. E pronto!
Para finalizar, leia o salmo acima várias vezes. Leia-o devagar. Traga-o para seu entendimento e coração. Pratique a oração de adoração até você sentir-se como o salmista. Não importa o tempo que dure, mas quando chegar lá, garanto, Deus estará presente de forma maravilhosa em sua vida.
Tenha um dia recheado de bênçãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário